9 dicas para estruturar a apresentação de trabalhos científicos
Descreva as similaridades, diferenças, correlações e tendências implícitas nos resultados. Compare os dados sem repetir os valores já reportados. Inclua as informações sobre os testes estatísticos realizados, como os valores de p ou intervalos de confiança e limites.
Na sugestão deste artigo, logo após a definição do tema, o(a) aluno(a) deve partir para o levantamento de literatura, no qual irá selecionar artigos científicos, lê-los, selecionar trechos relevantes nele contidos para compor o seu referencial teórico para, somente depois disso, elaborar problema, hipótese, objetivo, ...
Ou seja, o artigo científico é uma publicação que mostra os resultados de uma pesquisa. Para fins acadêmico, ele é considerado uma fonte importante que vai contribuir e disseminar a democratização do conhecimento.
O artigo é a classe gramatical que geralmente antecede um substantivo, sendo variável em gênero e em número. Pode ser contraído com algumas preposições e, às vezes, ter outras funções nos enunciados conforme aprenderemos a seguir.
Os adjetivos têm a função de qualificar os substantivos que acompanham na sentença. Por isso, variam em gênero e número de acordo com os termos que qualificam. Os adjetivos também podem variar em grau para passarem a ideia de maior ou menor intensidade de determinada qualidade.