Apare raízes não muito problemáticas.
Há colmos cheios, como o caule da cana-de-açúcar, e colmos vazios, como o do bambu. Caules aéreos: tronco (mangueira), estirpe (coqueiro) e colmo (cana-de-açucar).
As mangueiras são grandes e frondosas árvores, podendo atingir entre 35 e 40 metros de altura, com um raio de copa próximo de 10 metros. Suas folhas botânicas são perenes, entre 15 e 35 centímetros de comprimento e entre seis e 16 centímetros de largura.
Luz: a mangueira requer radiação solar abundante para entrar em floração e frutificar com pelo menos, 2.
As ferramentas de poda devem ser imediatamente desinfetadas com uma solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) a 2%, para evitar a transmissão do fungo a outras plantas. O controle da infecção, via sistema radicular, só é possível mediante porta-enxertos resistentes.
Proteja o ramo podado com pincelamento de pasta à base de cobre ou tinta látex. Atenção ao ataque de pragas como cochonilhas nas folhas e no tronco da mangueira, além de perfurações por brocas nos ramos. Procure por um engenheiro agrônomo da região para obter as orientações sobre o controle químico.
Bicarbonato de sódio – O bicarbonato age como um antifúngico eficiente contra bolor, rhizoctonia solani, cogumelos ascomycota e míldio. Basta misturar 1 litro de água, 10 ml de leite e 1 grama de bicarbonato em um recipiente para borrifar e aplicar diretamente nas folhas, troncos e galhos.
Segundo ele, a melhor forma de combater o parasita é atuar assim que a erva-de-passarinho se instala. "O ideal é retirar quando ela está bem jovem, porque, depois que infestou, ou faz uma poda drástica, ou corta a árvore.
FUNGOS | Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.
* Combine água e leite de vaca (a quantidade de água deve ser duas vezes maior). Borrife as folhas uma vez toda semana. Leites que não são derivados de animais não funcionarão. * Borrife as folhas com óleo de neem uma vez a cada duas semanas.
Combine bicarbonato de sódio e óleo hortícola leve em água para fazer um controle alternativo caseiro.
Para retirar o fungo preto das folhas, faça aplicação de calda com 1% de óleo mineral ou vegetal, repetindo o procedimento com um intervalo de 10 dias.
Esses pequenos insetos verdes atuam na sucção do suco das plantas. Com isso, as folhas da violeta se deformam e desbotam. Quando há uma proliferação, há a formação de uma camada branca de líquido sobre a folhagem. Para tratar a planta, usa-se Mospilan ou Actellikom.
? Fungo cinza O chamado fungo cinza (Botrytis) germina quando a temperatura da planta está entre 13 e 21 graus, principalmente quando o orvalho se acumula nas plantas no clima seco sendo essa a principal condição para atração deste fungo.
Doenças de plantas são anormalidades provocadas geralmente por microrganismos, como bactérias, fungos, nematóides e vírus, mas podem ainda ser causadas por falta ou excesso de fatores essenciais para o crescimento das plantas, tais como nutrientes, água e luz.