O Adicional por Tempo de Serviço é um acréscimo percentual de 5%, calculado sobre o valor dos vencimentos que o servidor público tem direito a receber na folha de pagamento, de modo incorporado, a cada cinco anos em efetivo exercício. Por isso, ele é chamado de quinquênio.
O anuênio era um adicional por tempo de serviço dados aos servidores públicos federais efetivos que trabalham efetivamente na administração Pública Federal direta, em autarquias, em fundações e nas forças armadas. Esse adicional foi extinto em pela Medida Provisória nº 1815.
QUEM TEM DIREITO: Todos os servidores efetivos, comissão, extranumerários ou admitidos Lei 500/74. CONCESSÃO: O Adicional por Tempo de Serviço é concedido a cada 1825 dias de efetivo exercício e é garantido pela Constituição Estadual (C.E./89 - Art. 129).
Descrição: O triênio é um adicional por tempo de serviço, calculado a razão de 5% sobre o salário base, a que se incorpora para todos os efeitos, excluindo-se o seu cálculo de forma cumulativa. O funcionário terá direito após cada período de 3 anos, contínuos ou não. O número máximo de triênios a serem concedidos é 10.
O ANUENIO SE CALCULA PELA APLICACAO SOBRE O SALÁRIO, DO RESULTADO DA MULTIPLICACAOD O PERCENTUAL ANUAL PELO NUMERO DE ANOS DE TRABALHO. INSUSTENTAVEL A PRETENSAO DE APLICACAO DE CADA ANUENIO SOBRE O SALARIOJA INCORPORADO COM OS ANUENIOS ANTERIORES, NO CHA MADO "EFEITO CASCATA".
Trimestre é o período de tempo equivalente a três meses. Tri no caso significa três, como bi são dois, e assim por diante. A medida é geralmente usada no ambiente empresarial para medir-se o desempenho da companhia no curto prazo. Um ano tem 4 trimestres.
Normalmente, 1 ano corresponde a 365 dias. Devemos lembrar que 1 hora tem 60 minutos e que 1 minuto equivale a 60 segundos. Desta forma, 1 hora corresponde a 3600 segundos. Assim, 2 anos e 3 meses tem 1.
1 ano tem 365 dias. Portanto, 2 anos e dois meses tem 790 dias, contando com o mês de janeiro 31 dias e o mês de fevereiro que é 29 dias no ano de 2020.