Quebre os gizes em pedacinhos, coloque no recipiente e com ajuda de um socador de alho ou pilão, comece a triturar. Acrescente um pouco de água e mantenha o processo de trituração até o líquido atingir uma consistência pastosa. Adicione mais água até chegar no ponto uma tinta comum.
A Técnica de Pintura Na técnica de giz pastel, as cores são aplicadas directamente com as barras de pastel sobre o papel ou qualquer outra superfície a utilizar. A mistura dos tons é naturalmente obtida esfregando com os próprios dedos ou um esfuminho sobre a pintura.
Ingredientes:
Esmaguei as minas dos lápis dentro do almofariz; Fui misturando muito pouca água e a cola branca até criar uma consistência pastosa....Para isso foi necessário:
Misture ½ xícara de álcool com 2 colheres de chá de tinta. Se achar que é necessário acrescente mais tinta para que fique uma cor mais forte. Porém, tenha em mente que dura pouco. Misture a tinta líquida para tecido e o álcool isopropílico, sacuda bem.
Use um papel artístico próprio para aquarela, que é mais grosso e não derrete com a água. Você pode aplicar água no desenho com um pincel ou com um spray e também é possível fazer camadas de lápis de cor e água para intensificar o efeito.
Como fazer
Anote a lista de materiais necessários para praticar:
Mas, vamos as dicas para resolver esse problema definitivamente:
Dicas para desenho 02 – Lápis de cor (colorindo)
Para conseguir colorir desenhos é sempre bom tem uma boa gama de lápis. Você pode pintar a pele do seu personagem com um simples rosa claro, contudo irá limitar o resultado final do seu desenho. É aconselhável que no mínimo você tenha uma caixa de 36 cores, mas o padrão seria de 48 ou 60 cores.
Para fazer isso basta segurar o lápis com o dedo indicador e o polegar, depois deixar o dedo médio embaixo do lápis como um suporte que o sustenta. Entretanto, recomendo que utilize essa técnica segurando longe da ponta do lápis, dando então mais leveza e menos precisão na hora de colorir seus desenhos.
Para conseguir o efeito sombreado no desenho, a dica é utilizar a ponta do lápis lateralmente e sempre bem afiada. Com essa técnica é possível cobrir áreas maiores, além de obter um efeito de sombra com pigmentação mais intensa de um lado da ponta e mais fraca de outro.
Tutorial - Make com 4 sombras
Como fazer sombra no Photoshop [Transformação]
Escureça as áreas mais distantes da fonte de luz. Faça uma pressão um pouco maior com o lápis para fazer tons mais escuros do lado oposto à fonte de luz. Faça camadas de sombreado, trabalhando em direção à parte mais escura do desenho. A sombra mais escura é chamada de sombra projetada.
Uma ótima forma de treinar o olho para distinguir luz e sombra é observar os objetos ao redor e perceber do porquê eles são tridimensionais. Entender como eles interagem com o espaço, onde eles estão, se eles têm sombras ou não, têm luz direta neles ou não, se tem alguma outra luz refletida nele.
Para o estudo de luz e sombra inicialmente eu vou recomendar que você tenha em mãos pelo menos um lápis com a graduação 6b. Com ele você consegue sair de um cinza bem claro até o preto total, apenas usando a pressão correta na mão. E também é importante ter uma folha com a gramatura 90 no minimo.