2.
O diagnóstico da malária é feito pela análise microscópica do exame de sangue, também conhecido como gota espessa. Este teste deve estar disponível no posto de saúde ou hospital, principalmente em áreas mais afetadas pela malária, e é feito sempre que surgirem sintomas que indicam a infecção.
A UPA Campos Sales realiza por mês, em média, sete mil exames laboratoriais, além de testes rápidos para diagnosticar doenças como dengue, malária e HIV.
A origem estaria em um parasita encontrado em chimpanzés na África equatorial. Segundo Francisco Ayala, da Universidade da Califórnia em Irvine, e colegas, o parasita teria sido transmitido de chimpanzés para humanos talvez tão recentemente quanto há 5 mil anos.
O princípio estratégico fundamental das ações de controle da malária no Brasil consiste na adoção do diagnóstico precoce e no tratamento imediato dos casos da doença, como prática geral do controle e na escolha seletiva de objetivos, estratégia e métodos específicos de combate, ajustados às características particulares ...
Entre os resultados estão a percepção de que – no banco de dados avaliado – os pacientes com idades superiores a 37 anos têm risco de 40% maior de apresentar a recorrência da malária do que os demais pacientes. A intenção é aperfeiçoar ainda mais os modelos matemáticos.