A cobrança de IOF referente aos empréstimos consignados segue a mesma alíquota que no rotativo do cartão de crédito: uma taxa fixa de 0,38% + 0,0082% ao dia.
Segundo dados da Receita Federal, a incidência do IOF sobre o seguro de saúde é simples: a alíquota incide sobre cada parcela da mensalidade do usuário. Por exemplo, uma pessoa que contratava um seguro de R$ 100 por mês tinha anteriormente um custo de R$ 102 em função da alíquota de 2%.
Como o IOF seguro é cobrado na sua apólice? Em operações de seguro, o teto que incide sobre a alíquota é de 25%, porém, o consumidor pode ficar aliviado, já que os percentuais são bem inferiores. Nos seguros privados e de assistência à saúde, a alíquota corresponde a 2%.
(1) A expressão "operações de seguro" compreende seguros de vida e congêneres, seguro de acidentes pessoais e do trabalho, seguros de bens, valores, coisas e outros não especificados.
Ou seja: desde abril, em uma tentativa de equilibrar as contas, o governo federal deixou de cobrar esse imposto. A princípio, a decisão duraria até julho e, depois, até outubro. Ficou decidido, posteriormente, que só teríamos o IOF de volta após o dia 31 de dezembro.
Bom, como o próprio nome já diz, o IOF é um imposto cobrado em taxas cambias, de crédito e outras operações como títulos. Na prática, você percebe esse imposto quando usa seu cartão de crédito, cheque especial, compra dólar, envia dinheiro para o exterior ou compra um imóvel financiado.
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas ao efetuarem operações de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores mobiliários. ... Esse imposto é uma grande fonte de arrecadação do Governo.
A classificação mais popular de IOF é Imposto sobre Operações Financeiras, mas na verdade o significado completo é Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros. Ou seja, como o próprio nome já diz, IOF é o imposto cobrado sobre a maior parte das operações financeiras e serve para gerar receita para União.