O processo de serigrafia consiste na vazão de tinta através da pressão de um puxador ou de um rodo, tudo por meio de uma tela de seda preparada anteriormente. Sendo assim, a matriz serigráfica – a tela – é esticada em um quadro e é gravada por meio de uma emulsão fotossensível e posta sobre um fotolito.
Para criar uma estampa, é importante você ter domínio sobre algum programa de imagem, como Photoshop, Corel ou Illustrator. Existem cursos presenciais e eles não são muito baratos, mas você pode fazer como a Gabriella e aprender por conta própria, com tempo, fuçando, e assistindo a vídeos no YouTube.
Materiais necessários para fazer serigrafia:
Silk Screen O Silk é uma técnica que se baseia em telas (cada cor é aplicada em uma tela), ainda assim, são sobrepostas entre elas para produzir a estampa, a partir da aplicação da tinta sobre o tecido, no qual a tinta é vazada, pela pressão de um rodo ou espátula, através de uma tela preparada.
Caso você deseje ter uma estamparia ou uma marca de estampas personalizadas, uma impressora de silk digital de pequeno porte pode custar em torno de R$e o custo de impressão de cada camiseta gira em torno de R$1,00.
Pinte a camiseta Grude com fita adesiva o desenho em um pedaço de papelão (ou algo parecido, que seja resistente a dobras), formando uma matriz rígida. Coloque o desenho dentro da camiseta, na posição desejada. Cuide para centralizar bem, evitando que o desenho fique torto.
Prendi o sulfite com 3 pedaços da fita crepe, deixando a parte inferior sem. Depois coloquei o papel vegetal embaixo da folha sulfite, até sumir de vista e se ajustar a folha do desenho. Importante: para que dê certo, o lápis tem que ser o 6B, de desenho, talvez o 4B também funcione, enfim, tem que testar.