Ao fim de cada exercício social, as empresas deverão elaborar as demonstrações contábeis, com o objetivo de fornecer informações úteis para uma ampla variedade de usuários. Elas representam de forma estruturada a posição patrimonial e financeira, o resultado econômico, e o fluxo de caixa das empresas.
Dessa forma, o art. 3º da Lei n°. exige que as sociedades de grande porte reguladas pelo Código Civil apenas escriturem e elaborem suas demonstrações financeiras em consonância com a Lei n°. 6.
Todas as empresas de grande porte, mesmo as que não são “sociedades anônimas” e sim sociedades limitadas, deverão divulgar os balanços contábeis, para promover a transparência e a publicidade empresarial.
Segundo a Lei 6.
Os artigos 249 e 275 da Lei das Sociedades Anônimas – S/A, dispõe sobre a elaboração de demonstrações contábeis consolidadas por parte das companhias abertas. As regras a serem seguidas por estas companhias estão elencadas no artigo 250 do mesmo diploma legal.
Demonstrações contábeis consolidadas são as demonstrações contábeis de uma entidade econômica apresentadas admitindo-se que sejam uma única entidade.
Demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de grupo econômico, em que os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica.
O objetivo da consolidação de demonstrações é refletir aos usuários da informação (acionistas e banco, principalmente), os resultados das operações e a real situação econômica, patrimonial e financeira do grupo empresarial, como se fosse uma única entidade.
o objetivo da consolidação é apresentar aos leitores, principalmente acionistas e credores, os resultados das operações e a posição financeira da sociedade controladora e suas controladas, como se o grupo fosse uma única empresa que tivesse uma ou mais filiais ou divisões.
Entende-se por "Consolidar" o ato de "Unificar" duas ou mais organizações. A Consolidação de Empresas consiste na junção dos lançamentos contábeis de duas ou mais instituições denominadas "Empresas de Origem" em uma nova empresa consolidada denominada "Empresa de Destino".
A unificação das demonstrações financeiras – como Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), Fluxo de Caixa (DFC) e Balanço Patrimonial (BP) – das empresas subsidiárias, pela controladora, se chama consolidação contábil.
Segundo o CPC 36, as demonstrações consolidadas são as demonstrações contábeis de um conjunto de entidades (grupo econômico), apresentadas como se fossem as de uma única entidade econômica. ... Não se confundem com as demonstrações contábeis individuais.
Bússola do Investidor A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.
Quais os tipos de demonstrações financeiras?
A demonstração financeira é o relatório contábil de uma empresa, que tem como finalidade auxiliar o gestor na tomada de decisões que afetarão a situação financeira da organização.
A Posição Financeira fornece relatórios que mostra qual a posição financeira que sua empresa se encontra. É interessante quando se pretende realizar alguma compra ou fazer algum planejamento de gastos, entre outros.
A posição patrimonial e financeira da entidade é afetada pelos recursos econômicos que ela controla, sua estrutura financeira, sua liquidez e solvência, e sua capacidade de adaptação às mudanças no ambiente em que opera.
4 dicas para avaliar a situação econômica e financeira da sua empresa