O valor de saturação é obtido comparando a quantidade de hemoglobina que está ligada ao oxigênio com a quantidade de hemoglobina que não está ligada a oxigênio. A hemoglobina é a proteína que tem como principal função transportar o oxigênio dos pulmões para as várias partes do corpo.
É um parâmetro vital para definir qual é o nível e a entrega de oxigênio no sangue, sendo possível identificar diversos problemas de saúde ou montar condutas de tratamento a partir do resultado do oxímetro (equipamento que mede a saturação). A importância da saturação é ainda maior para pacientes que tenham doenças respiratórias, como doença pulmonar obstrutiva crônica (COPD), asma, pneumonia, anemia, câncer pulmonar ou distúrbios cardiopulmonares.
Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Junto com a pressão arterial, a temperatura corporal e as frequências cardíaca e respiratória, a saturação de oxigênio é um importante parâmetro que fornece ao médico informações sobre o estado geral da saúde do paciente.
Além de ajudar no diagnóstico de algumas doenças, a saturação de oxigênio pode ainda ser usada para monitorar o tratamento destas condições, assim como ajudar na avaliação do estado geral de saúde de pessoas internadas.
Nas situações mais graves de COVID-19, a saturação de oxigênio pode atingir valores inferiores a 80%, sendo necessário o internamento no hospital, normalmente numa UTI. Veja como é feito o tratamento da COVID-19.
Outro método que mensura a saturação do sangue é o exame chamado gasometria arterial, que é mais preciso, porém doloroso. Ele exige retirar uma amostra de sangue de uma artéria, em geral da que está localizada na região do punho (artéria radial) para ser analisado em laboratório, portanto também é mais demorado.
O oxigênio que vem da nossa respiração não fica apenas nos pulmões, mas circula por todo o corpo através de uma proteína presente no sangue, a hemoglobina. A quantidade de oxigênio que está circulando no sangue é indicada em porcentagem, que é a saturação de oxigênio.
A saturação ainda é usada para monitorar pacientes anestesiados para procedimentos cirúrgicos ou que estejam em unidade semi-intensiva e em UTI (unidade de terapia intensiva).
Com todas as informações passadas sobre a saturação de oxigênio, o que é e como saber se está normal, poderá sanar todas as suas dúvidas sobre esse parâmetro imprescindível para a saúde e segurança da vida, além de estar antenado quanto aos sintomas que a hipoxemia costuma causar. Não se esqueça de, caso sentir qualquer um desses sintomas, especialmente se for portador de alguma das doenças citadas acima, buscar ajuda médica com urgência!
Neste exemplo, o ideal é não ter ônibus vazios, mas ônibus lotados. Isso significa que a melhor saturação é aquela superior a 95% e mais próxima possível de 100%.
*American Board of Internal Medicine: ABIM Laboratory Test Reference Ranges ̶ July 2021. Acessado em 16/09/2021.
Os valores de referência variam com base em vários fatores, como o laboratório específico que os fornece. Deve-se interpretar os valores dos exames sanguíneos de um paciente com base no valor de referência do laboratório em que o exame foi realizado; em geral, o laboratório fornece esses valores junto com o resultado do exame. Os valores representativos são listados em ordem alfabética na tabela a seguir.
A saturação de oxigênio é usada para avaliar as pessoas internadas e, em alguns casos, também é útil no monitoramento de doenças respiratórias crônicas. Através desse acompanhamento, o médico analisa se o tratamento está funcionando ou se precisa mudar.
Muitas pessoas ficaram preocupadas com seus níveis de saturação de oxigênio, porque no quadro grave da doença, a saturação fica muito baixa, inferior a 80%. Nessa situação, o paciente precisa de internação, para receber uma suplementação de oxigênio.
Nas situações mais graves de COVID-19, a saturação de oxigênio pode atingir valores inferiores a 80%, sendo necessário o internamento no hospital, normalmente numa UTI. Veja como é feito o tratamento da COVID-19.
Pessoas saudáveis que apresentam valores abaixo de 95% já podem indicar uma baixa saturação de oxigênio e que algo está impedindo a passagem do oxigênio para o sangue. Nesse caso, é importante investigar o que está causando o quadro.
Em físico-química, saturação é o ponto em que uma solução de uma substância não pode dissolver mais quantidade da substância e os montantes adicionais vão fazendo surgir um precipitado.
Corresponde à intensidade luminosa em que a velocidade do processo é máxima e a partir daí torna-se constante.
Quando o ar fica saturado, o ponto de orvalho é atingido. Em química e física, o termo também pode ser aplicado à absorção de produtos químicos ou energia. Quando um objeto atingir seu ponto de saturação, energia adicional terá que ir para outro lugar. O termo pode ser usado alternativamente para se referir à luz.
Ar Saturado: quando a taxa de escape de moléculas de água de uma superfície líquida para o ar se iguala à taxa de retorno de moléculas de vapor d´água do ar para a superfície líquida. Essa taxa é dependente da temperatura do sistema, a qual determina a capacidade máxima de vapor d´água que o ar pode reter.
À medida que a temperatura aumenta, a taxa de evaporação também aumenta. As moléculas continuarão a evaporar até que o ponto de equilíbrio seja alcançado. O ponto de equilíbrio também é conhecido como pressão do vapor de saturação, porque o vapor é completamente saturado.
Exemplo: Se a temperatura ambiente for igual a 30°C e a umidade relativa do ar for igual a 60%, seu ponto de orvalho será de 20,5°C.
Também chamada de liquefação, é o processo inverso à vaporização, logo, corresponde à transição do estado gasoso para o estado líquido. Isso ocorre quando é retirada uma quantidade de calor suficiente para que a substância que está na forma de vapor condense-se.
Congelamento: ocorre quando diminuímos a temperatura de um líquido até o ponto de sua energia ser removida, em conseqüência há também uma redução na energia cinética das partículas. O líquido irá se congelar devido o decrescimento da temperatura.
A temperatura na qual um corpo se solidifica é chamada de ponto de solidificação ou ponto de congelamento, que é a mesma do ponto de fusão, quando há passagem do estado sólido para o líquido. Neste momento de transição, a substância fica em equilíbrio dinâmico entre as duas fases, até que se solidifique totalmente.
Resposta. São as condições de temperatura e pressão onde a água é capaz de passar do estado líquido pro estado sólido. Também chamada de ponto de congelamento, em pressão ao nível do mar(1atm), a água congela abaixo de 0°C.