Quais os 3 principais tipos de firewall existentes no mercado?
O Firewall não protege de ameaças internas. Ataques que atravessem uma conexão privada, como uma VPN, por exemplo, também não serão afetados pela presença de um Firewall. Os Firewalls existem em duas versões prioritárias: de software ou de hardware.
O Firewall é um mecanismo desenvolvido para impedir o acesso não autorizado de pessoas e softwares ao sistema. Por meio do controle do tráfego de dados de uma rede, um Firewall ajuda a aumentar a segurança do computador e impedir danos causados por códigos mal-intencionados.
Como o próprio nome incita, Firewall serve para impedir que um “incêndio” se propague para outros ambientes, protegendo assim as pessoas e a própria construção, no caso dos sistemas ou rede, a ferramenta trabalha para prevenir que os malwares se espalhem e infectem outros dispositivos.
Para ver se o Firewall no Windows está rodando:
Para ativar ou desativar o Microsoft Defender Firewall:
Primeiro de tudo, acesse o “Painel de Controle” do seu Windows. Clique em “Windows Firewall” duas vezes para abrir o painel de configurações desta ferramenta. Se por um acaso ele estiver desativado como a figura 2, clique em “Alterar configurações”. Uma nova janela abrirá; clique em “Ativado” e depois em “Aplicar”.
Quem prefere usar outro tipo de antivírus pode desativar o Windows Defender. O procedimento não é demorado, mas é preciso alterar a configuração do computador. Vale ressaltar que, ao desativar o antivírus, o computador pode ficar exposto a possíveis ataques.
Em Atualização e Segurança, clique em Segurança do Windows e Abrir Segurança do Windows, para ver as configurações do firewall. Na janela da Segurança do Windows, clique em Firewall e proteção de rede e selecione sua rede ativa. Na janela Rede, clique no botão para ativar ou desativar o Windows Defender Firewall.
Como desativar de forma temporária o Windows Defender
Posso ativar ou desativar o SmartScreen?
O Microsoft Defender SmartScreen protege contra sites e aplicativos de phishing ou malware e o download de arquivos potencialmente mal-intencionados. Microsoft Defender SmartScreen protects against phishing or malware websites and applications, and the downloading of potentially malicious files.
Como desabilitar o SmartScreen no Windows 10
Desativar o Windows Defender utilizando o gpedit. Feito isso vá em “Configurações do Computador” > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Windows Defender Antivirus. Agora basta clicar na opção “Habilitado” e logo em seguida clique em “Aplicar”.
Por ser um software da família Windows, não será permitido escolher a pasta de instalação, pois o programa se instala diretamente na pasta Arquivos de Programas, como no seguinte exemplo: C:/Arquivos de Programas/Windows Defender/. Clique em Install para iniciar a instalação. Aguarde o término da instalação.
Pressione as teclas Windows + i, Clique em Atualização e Segurança, Na tela seguinte ao lado esquerdo, clique em Windows Defender. Na proteção em Tempo real, deixe em Ativado.
Veja como fazer:
Selecione Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Segurança do Windows e, em seguida Proteção contra vírus e ameaças>Gerenciar configurações. (Em versões anteriores do Windows 10, selecione Proteção contra vírus e ameaças > Configurações de proteção contra vírus e ameaças.)
Clique em Atualização e Segurança. Clique em Windows Defender. Role a janela até o fim e clique em Usar Windows Defender. Agora basta selecionar o modo de escaneamento e clicar em Verificar agora.
Como fazer a varredura por vírus com o Windows Defender