A escola dos glosadores determina um estilo de estudo jurídico relativamente simples, inicial, de grande respeito ao texto romano. São os juristas do século XIV que adquirem maior liberdade. ... Os comentadores, homens do final do século XIII e século XIV, têm outras tarefas, mais práticas e mais livres.
Os glosadores, também chamados Escola de Bolonha, foram juristas medievais cujo método de trabalho consistia em analisar glosas doutrinárias – comentários curtos ou marginais sobre as normas de direito – a fim de elucidar o significado das palavras presentes em textos de lei e outras fontes.
Na Idade Média europeia foi essencialmente exercido o direito romano, já implantado na zona dominada pelo Império, sendo apenas a língua, o latim, alterada gradualmente para a língua vernácula. Surgiram contudo inúmeras dificuldades, uma vez que a legislação não estava totalmente codificada.
A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. ... Aos perseguidos, não lhes era dado o direito de saberem quem os denunciara, mas em contrapartida, estes podiam dizer os nomes de todos seus inimigos para averiguação deste tribunal medieval.
Ao longo da história a justiça era vista como sinônimo de ordem, de forma a garantir legitimidade aos cidadães. A relação entre direito e justiça é que ambos estudam a consciência social, contudo vale saliente que nem tudo que é direito é justo e nem tudo que é justo é direito.
Código de Hamurabi
Código de Hamurabi
É um monumento monolítico talhado em rocha de diorito, sobre o qual se dispõem 46 colunas de escrita cuneiforme acádica, com 282 leis em 3 600 linhas.
Resposta. Resposta: Para compor as 282 leis foram utilizados os caracteres cuneiformes.
Resposta. Era uma sociedade que seguia a risca seu código penal, um lugar onde todo e qualquer crime era pago na mesma moeda. E, pela severidade do código, os babilônios costumavam desempenhar do melhor modo possível suas atividades.
Resposta: Era uma sociedade que seguia a risca seu código penal, um lugar onde todo e qualquer crime era pago na mesma moeda. E, pela severidade do código, os babilônios costumavam desempenhar do melhor modo possível suas atividades.