E conhecer suas principais ideias pode dar pistas do que você irá encontrar em uma graduação na área.
A filosofia contemporânea é a maneira de pensar racionalmente desenvolvida desde o final do século XVIII até os dias atuais. A Revolução Francesa é o marco inicial da chamada Idade Contemporânea, da qual a filosofia contemporânea faz parte.
A Filosofia Contemporânea inicia-se no século XIX e perdura até os dias atuais, tendo como marca principal a crítica ao cientificismo moderno e às estruturas racionais. ... Alguns estudiosos preferem classificar os pressupostos teóricos e pensamentos filosóficos produzidos no século XIX como parte da Filosofia Moderna.
Destacam-se a eletricidade, o uso de petróleo e do carvão, a invenção da locomotiva, do automóvel, do avião, do telefone, do telégrafo, da fotografia, do cinema, do rádio, etc. As máquinas substituem a força humana e a ideia de progresso é disseminada em todas as sociedades do mundo.
Merecem destaque as guerras mundiais, o nazismo, a bomba atômica, a guerra fria, a corrida armamentista, o aumento das desigualdades sociais e a degradação do meio ambiente. Assim, a filosofia contemporânea reflete sobre muitas questões sendo que a mais relevante é a "crise do homem contemporâneo".
Os principais problemas filosóficos da Filosofia Antiga eram a busca pela arché - na época dos pré-socráticos - e, no período clássico, o problema de como se estabelecia o conhecimento verdadeiro, como conduzir a Pólis e como viver a vida.
No mundo contemporâneo a ética tem como uma de suas finalidades nortear as novas relações entre os homens e as recentes instituições a fim de combater ou evitar abusos e desmandos. A ética contemporânea está fortemente marcada por motivações institucionais e legais, muito mais do que morais.
Resposta. Basicamente os temas tratados. Enquanto a antiga tinha foco na origem da vida, a contemporânea explora diversas áreas, como a econômia, cultura, liguagem, estética etc.
Resposta: A filosofia medieval era intrinsecamente determinada pela religião, sendo que os maiores filósofos medievais ocidentais, São Agostinho e São Tomás, era teólogos católicos. Por conta disto a filosofia medieval se baseava em argumentos de autoridade religiosos.
A Idade Média inicia-se com a desorganização da vida política, econômica e social do Ocidente, agora transformado num mosaico de reinos bárbaros. Filosofia Moderna: Atravessando tortuosos caminhos, o pensamento medieval não foi conclusivo. A escolástica chegou ao seu limite.
As principais características da Filosofia são: a) negação, dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana e uma atitude positiva, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.
Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem sua percepção do mundo ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos.
Verificado por especialistas O homem é um ser que além de racional, é dotado de sentimentos e valores morais e éticos, sendo que estes últimos são concebidos desde o momento em que ele é introduzido em determinada sociedade.
O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vivi: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens deste povo deste povo, bem como seus valores básicos.
O pensamento mítico envolve e relaciona elementos diversos, fazendo com que eles ajam entre si. Depois, ele organiza a realidade, dando um sentido metafórico às coisas, aos fatos. Em terceiro plano, ele cria relações entre os seres humanos e naturais, mantendo vínculos secretos que necessitam ser desvendados.
É CORRETO afirmar que o pensamento mítico imprime uma lógica do racional que se expressa nos relatos sistemáticos, conferindo organização ao mundo caótico e desorganizado. singulariza a dimensão intelectiva no seu enfoque narrativo, no qual o caráter distintivo se faz presente.
02) (UEA AM/2017) Pode-se definir o pensamento mítico como elaboração simbólica do mundo. Os mitos de sociedades distintas apresentam traços recorrentes, tais como: (a) Animismo, descrença religiosa, antropocentrismo. (b) Origem erudita, verossimilhança, conteúdo trágico.
Resposta. Resposta: O pensamento mítico é uma verdade que não obedece a lógica empírica nem científica, portanto é uma verdade intuitiva que não necessita de provas , pq está muito mais ligado à magia, ao desejo e ao querer q as coisas aconteçam de um determinado modo.
É CORRETO afirmar que o mito no mundo atual é a repetição dos atos dos deuses que foram executados no início dos tempos e que devem ser imitados e repetidos, para que as forças do bem e do mal se mantenham sob controle. surge como modelo explicativo para satisfazer a curiosidade e as exigências da mente primitiva.