Criando VLANs Os switches Cisco Catalyst, tais como os modelos 2950, 2960, 3560 e outros tem suas portas alocadas por padrão na VLAN 1. Para criar novas VLANs basta utilizar o comando “vlan num-vlan” em modo de configuração global, sendo que o “num-vlan” é o numero ou ID da VLAN que você deseja criar.
Configurando um roteador Cisco
Os switches são os principais componentes de qualquer rede. Eles conectam vários dispositivos, como computadores, access points sem fio, impressoras e servidores na mesma rede, seja em um prédio ou no campus. Um switch permite que os dispositivos conectados compartilhem informações e conversem entre si.
Para usar esta funcionalidade (Telnet/SSH Client), basta entrar na line vty do equipamento de onde a conexão se originará e utilizar o comando transport output. Com ele podemos especificar o tipo de conexão que será permitida sair do equipamento(Telnet, SSH). Por padrão os equipamentos vem com o Telnet liberado.
A camada de interface de rede ou física é a primeira camada. Também chamada camada de abstração de hardware, tem como função principal a interface do modelo TCP/IP com os diversos tipos de redes (X. 25, ATM, FDDI, Ethernet, Token Ring, Frame Relay, sistema de conexão ponto-a-ponto SLIP,etc.)