Não existe uma fórmula simples em si, a energia de ionização será dada pela energia necessária para retira um elétron do elemento, tornando-o um cátion. Por exemplo: Na(s) + Energia de ionização ----> Na+1 + 1e(elétron).
Dentre os elementos que precisam de menos energia de ionização estão os metais alcalinos, por exemplo, o potássio. Os gases nobres, em geral, são aqueles que requerem uma energia de ionização mais alta, por exemplo, o argônio.
Energia de Ionização, também denominada de Potencial de ionização, corresponde à energia mínima necessária para retirar um elétron de um átomo ou íon no estado gasoso. ... Para considerar um exemplo, o átomo de sódio possui como primeira energia de ionização o valor de 406 kJ/mol.
O potencial de ionização é uma propriedade periódica, pois quanto maior o tamanho do átomo ou do raio atômico, ou seja, quanto maior for o número atômico, menor será a energia de ionização, porque os elétrons estarão mais afastados do núcleo e a força de atração entre eles será menor.
Cl - Cloro
Quando Isso acontece, a energia absorvida pelo elétron é liberada na forma de fóton de radiação eletromagnética, com um comprimento de onda diferente do original. ... O fóton, portanto, corresponde à diferença entre dois níveis de energia de um elétron, quando este realiza um salto quântico.
Um atomo está no estado fundamental quando seu nivel de energia é o menor possivel. Quando esse atomo está no nivel de energia alto ou maior que o estado fundamental chamamos esse estado de estado excitado. ... Se você cai em niveis de energia você perde energia e fica mais estavel.
Em mecânica quântica, nível de energia ou nível energético é um estado quântico (de um elétron, átomo ou molécula, por exemplo) cuja energia está bem definida ao longo do tempo. Desse modo, os níveis energéticos são as funções próprias do operador hamiltoniano, e suas energias respectivas são seus valores.