Literatura é uma palavra com origem no termo em latim littera, que significa letra. ... A literatura apresenta diverso gêneros, que agradam vários gostos e que são direcionados públicos diferentes, como por exemplo, a literatura de cordel, literatura infantil, etc.
Exemplo com sentido conotativo e denotativo Na primeira frase, a palavra “cachorro” está empregado de forma denotativa, ou seja, no sentido real e original do termo: animal doméstico. Já na segunda frase, o termo está no sentido conotativo, uma vez que se refere ao caráter do homem “cachorro”: mulherengo ou infiel.
A literatura (do latim littera, que significa “letra”) é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, dentre outras. Ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras.
De todo modo, é possível dizer que Literatura é toda manifestação de linguagem que tem como uma das finalidades a expressão estética – ou seja, é Literatura um discurso que não pretende apenas comunicar algo, mas também construir um dizer que seja belo ou envolvente em um nível sensível e humanamente profundo.
A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.
As funções da literatura
Função catártica vem da catarse. Em tradução livre do grego (kátharsis), a palavra catarse significa "purificação". Essa função, tanto em produções literárias, quanto outros tipos de produção artística, tem ligação com o alívio do espectador/leitor, sua "purificação".
A função lúdica está sem dúvi- da relacionada com a função poética da linguagem. É uma função elaboradora do texto, uma função "têxtil" ou "textura!", centrada no poema. A função catártica da literatura é, na verdade, uma ex- pansão da função emotiva ou expressiva da linguagem.
Catárticos osmóticos Pertencem a este grupo os sais de magnésio, além de vários fosfatos, sulfatos e tartaratos. Entre os sulfatos, o sulfato de magnésio é o mais utilizado como catártico, que assim como o sulfato de sódio e citrato de magnésio servem de base para limonada purgativa, com rápida ação após a ingestão.
A Literatura teoricamente desempenha quatro funções: a catártica, cognitiva, estética e político-social. ... Quando lemos e percebemos o belo, um texto, um poema bem escrito, o belo, a Literatura desempenha a sua função estética.
A arte literária está relacionada com a leitura e análise de textos verbais e, por isso, é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A leitura de textos, ficcionais ou não, provoca diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes e permite sair do mundo real e alcançar o mundo da fantasia.
Resposta: funções literárias, sendo elas: a cognitiva, a lúdica, a estética, a político-social e a catártica. ... A função cognitiva se refere à aquisição do conhecimento. Na Literatura, a escritora ou escritor tem uma noção pessoal da realidade que a rodeia.
• FUNÇÕES DA LITERATURA ENQUANTO ARTE TEM POR OBJETIVO DIVERTIR, PROPORCIONAR PRAZER. PARA OS GREGOS A ARTE TINHA UMA FUNÇÃO HEDONÍSTICA, OU SEJA, DEVIA CAUSAR PRAZER, RETRATANDO O BELO.
A função social da literatura é facilitar ao homem compreender – e, assim, emancipar-se - dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela leitura.
A literatura é arte da palavra por que é por meio de palavras que ela é realizada, seu resultado final que muitas vezes carregam sentimentos como; dores, felicidades, alegrias, tristeza, amores entre outras.
A função estética na Literatura está relacionada a passar admiração ao leitor a respeito da obra. É quando o leitor passa a valorizar a obra devido a sua beleza.
Contudo, são esses elementos que constituem o atrativo do texto literário: a escrita diferenciada, o trabalho com a palavra, seu aspecto conotativo, seus enigmas. Sem dúvida, a literatura apresenta-se como o instrumento artístico de análise de mundo e de compreensão do homem.
Resposta: A literatura é um tipo de realização da arte. O termo "arte" em seu sentido original significava uma habilidade, uma prática ou então até mesmo uma técnica. ... Explicação: A literatura é a arte de escrever.
A literatura é a arte da palavra e faz da palavra o seu principal objeto, concedendo-lhe outras possibilidades, retirando-lhe do seu lugar habitual e transpondo-a para um universo onde apenas homens e mulheres dotados de subjetividade podem percebê-la.
[1] Bastante ligada, de princípio, à literatura metropolitana, ela foi ganhando independência com o tempo, iniciando o processo durante o século XIX com os movimentos romântico e realista e atingido o ápice com a Semana de Arte Moderna em 1922, caracterizando-se pelo rompimento definitivo com as literaturas de outros ...
ENADE- 2005 Quanto a arte literária é correto afirmar a seguinte conclusão: a] a literatura distigue-se da escultura porque, nela, aem todos os gêneros literários [líricos , épicos e dramáticos ] predomina a expressão de tem pos simultâneos.
A arte literária é concebida com a arte da palavra, materializada pela expressão do pensamento do artista seguindo as vivências relativas a cada época, a cada momento.
A literatura tem como matéria-prima a palavra. ... Isso acontece porque a literatura preocupa-se em contemplar não apenas o objeto linguístico, mas também a plasticidade e a beleza que são encontradas somente na arte. O que transforma um texto em um texto literário é a função da linguagem escolhida.
Quando pensamos na literatura "em função de algo", é possível dizer que a presença dela na escola é: Alternativas: a) coerente.
Literatura engajada é aquela que tem compromisso ideológico (ou político). Nestes casos, o autor não está preocupado somente com a literatura como arte (técnicas, estilos, símbolos, intertextos,). Na realidade, está preocupado em defender uma ideologia politico-social, em detrimento de outra.