É com este pensamento que o princípio da eficiência pode caracterizar-se como “aquele que impõe à Administração Pública direta e indireta a seus agentes a persuasão do bem comum, por meio do exercício de suas competências de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca ...
O setor operacional é aquele que lida com o fazer da empresa. Isso inclui diversas atividades de acordo com o tipo de negócio. Alguns exemplos são a produção, logística, gestão de recursos materiais e vendas. Dessa maneira, ele é o que dá a forma final ao produto ou serviço até a entrega ao cliente.
Excelência operacional: 5 práticas para aprimorar as operações e os resultados
Existem cinco dimensões – ou objetivos – que determinam o desempenho da manufatura e servem para avaliar a qualidade da gestão das operações.
O gerenciamento de operações e de processos é a atividade de gerenciar os recursos e processos que produzem produtos e serviços. O núcleo desta disciplina provém do “gerenciamento de operações”, que examina como a função de operações de um negócio produz produtos e serviços para os clientes externos.
Como elaborar um planejamento operacional eficiente?
A gestão de operações é uma prática que envolve o planejamento, execução e monitoramento de ações dentro de uma empresa. Trata-se de uma atividade que pode ser realizada nos mais diversos setores, com o objetivo de aprimorar o desempenho dos processos internos, aumentando sua eficiência e produtividade.
A gestão de operações e serviços compreende um conjunto de atividades que transformam insumos (recursos) em bens e servi- ços (produtos) demandados pelos consumidores.