A corrosão por pites, ou pite, é uma forma de corrosão extremamente localizada que leva à geração de pequenos furos no metal. A ruptura localizada da camada passiva e o ataque corrosivo restrito a um ou mais pontos pode levar à perfuração da superfície exposta do aço, e a isso denomina-se “corrosão por pites”.
A corrosão por pites pode ser prevenida através das seguintes medidas:
Corrosão uniforme: quando a corrosão se processa de modo uniforme em toda a superfície atacada. ... Corrosão transgranular ou transcristalina: quando o fenômeno se manifesta sob a forma de trincas que se propagam pelo interior dos grãos do material, como no caso da corrosão sob tensão de aços inoxidáveis austeníticos.
Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica.
A corrosão, em geral, é provocada pelo oxigênio. Os metais têm uma capacidade de oxidação bem maior do que o oxigênio, sendo assim, tendem a perder elétrons para o oxigênio presente no ar atmosférico. ... Ao contrário da maioria dos metais, os objetos de alumínio não enferrujam facilmente.
2) Por que erosão (apenas) não é considerada corrosão ? ... Resposta: A erosão remove mecanicamente partículas do material. Tem-se um processo eminentemente físico, e não químico ou eletroquímico, que seriam necessários para caracterizar a corrosão.
Neste contexto, os processos de erosão e corrosão são uns dos principais desafios dos sistemas de produção da indústria de processos em geral. ... A corrosão é um processo espontâneo e complexo, no qual um material (usualmente metais) é convertido, por meio de reações químicas de oxirredução, em uma forma mais estável.
Combinação Corrosão Erosão: Podemos dizer que o fluído gera um processo de corrosão superficial que forma um filme na superfície (produto de corrosão). Este é rapidamente removido pela ação das partículas sólidas, gerando um processo de desgaste bastante acelerado.
A corrosão dos metais é um processo natural em que o metal é deteriorado por meio de reações de oxidorredução entre ele e agentes naturais, principalmente o oxigênio do ar. Esse processo causa grandes prejuízos econômicos e sociais, pois traz danos às estruturas de edifícios, carros, pontes, navios, etc.
Resultado do processo de oxidação, a ferrugem é fruto da reação química gerada pelo contato do ferro com o oxigênio presente na água e no ar.
A corrosão que ocorre nos metais presentes nas regiões costeiras é acelerada pela concentração elevada de sais desses locais. ... É justamente o sal presente nesta última, ele acelera o processo porque transporta os elétrons com mais facilidade.
Um método particularmente eficaz de criar aço anodizado é o de reagir o metal com hidróxido de potássio, KOH, ou hidróxido de sódio, NaOH. Utilizando esses produtos químicos cria-se uma magnetita, Fe3O4, ou camada de magnetita dicroica na superfície que não oferece proteção ao aço subjacente.
O processo de galvanização ocorre por meio de uma interação metalúrgica entre o aço e o zinco, no qual uma camada especial de zinco é formada sobre o aço, impedindo o contato do material com o ambiente.