Atualmente pode-se atenuar a eliminação das glandulas sebáceas atraves do controle alimentar, onde diminui-se a ingesta de alimentos gordurosos e industrializados. Tambem utiliza-se sabonetes especificos que melhora e diminui tais liberações. O uso de roupas adequadas com fibra de algodão também ajudam no processo.
9 dicas para controlar a oleosidade e fazer as pazes com a pele
A pele oleosa é causada pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas e acarreta na maior propensão ao surgimento das espinhas e dos cravos, e normalmente atinge até 90% das mulheres jovens.
Uma das maiores e mais conhecidas vantagens de se ter pele oleosa é que dificilmente ela irá evidenciar rugas antes da hora. Uma vez que a oleosidade consegue preencher os espacinhos entre as linhas de expressão, ela consegue camuflar melhor e mais rapidamente esses sinais no rosto.
A esfoliação no rosto deve ser feita de 1x por semana nas peles normais e secas, ou 2x por semana nas peles oleosas. Não é indicado em hipótese nenhuma esfoliar a pele todos os dias, uma vez que esse procedimento pode sensibilizar demais a pele, deixando-a sensível, exposta e até mesmo ressecada.
“O ideal é realizar a esfoliação uma vez por semana. Em peles muito oleosas ou muito espessas, podemos repetir duas vezes na semana. Quanto às secas, devem, obrigatoriamente, aplicar um hidratante potente logo em seguida”, entregou a médica.
Em geral, o mais indicado é que a limpeza de pele seja feita a cada 30 ou 40 dias, que é o intervalo em que a pele se renova. Em casos nos quais a acne e os cravos sejam muitos e frequentes, é recomendada a realização inicialmente a cada 15 dias e depois a cada 40, como manutenção.
Portanto, esfoliar a pele de manhã é o ideal, uma vez que as células mortas terão se acumulado bastante e devem ser descartadas.
Depois de esfoliar o rosto, tonificar é outro passo importante. O tônico adstringente trata os poros obstruídos e dilatados, preparando a pele para receber a hidratação. Ele deve ser aplicado através de suaves batidinhas com as pontas dos dedos na pele.
Esfoliar a pele é muito importante para garantir uma aparência uniforme, hidratada e saudável. Esse procedimento renova as células, eliminando as que estão mortas e estimulando a produção de outras novas, e de colágeno.
O principal objetivo da loção tonificadora, é restabelecer novamente o ph da derme, que pode passar facilmente por alguma alteração, pelo uso da maquiagem, sabonete, e poluição. Além disso, o tônico vai evitar a obstrução dos poros, e ajudar na penetração do creme de tratamento.