Para obter a diferença basta calcular o diâmetro total de cada pneu, convertendo as 16 pol em milímetros (406 mm) e observando que o número 80 do perfil refere-se a uma porcentagem da largura, e não a uma unidade de medida. Assim, 80% de 175 mm são 140 mm, enquanto 80% de 215 mm são 172 mm.
O valor que está depois da barra (55 no nosso exemplo) é utilizado para identificar a porcentagem da largura que corresponde à altura do pneu. Para achar a distância entre a banda de rodagem e o aro, basta multiplicar 55% pela medida da largura. A conta ficaria assim: (55 / 100) x 205 = 112,75 milímetros.
Diâmetro Externo - Diâmetro de um pneu inflado, medido entre os pontos mais extremos da banda de rodagem. Diâmetro Nominal do Aro - Representa um código para referência apenas, como indicado no pneu e na descrição do tamanho do aro.
Pneu Aro 16
ARO 15"
Pneu aro 18 todas medidas r18.
Quais são os Melhores Pneus 225/55 R18?
35 - Diâmetro externo do pneu em polegadas: 35 polegadas = 889 mm. 12.
Diâmetro do aro é a largura, em polegadas ou cm, da roda, de uma extremidade a outra. O diâmetro desta roda é de 16 polegadas. Sempre substitua um pneu em um aro por outro de mesma designação de tamanho e sufixos. Índice de carga é um número designado que corresponde à capacidade de transporte de carga de um pneu.
Meça a distância, em polegadas, do chão abaixo do pneu até o ponto central da roda. Essa medida equivale ao raio da roda, ou à metade de seu diâmetro. Multiplique esse comprimento por dois para calcular o diâmetro do pneu.
A leitura desses valores é feita da seguinte forma:
E ele varia de 60 a 800, onde se se estabeleceu que o número 100 indica a durabilidade padrão. Se o treadwear for 70, significa que o pneu dura 70% do padrão. Ao contrário: se o treadwear for, por exemplo de 300, significa que aquele pneu dura três vezes mais que o padrão.
1. Pirelli Cinturato P7: Linha De Excelência Para Veículos De Média e Alta Potência. A linha Cinturato P7 é considerada uma das linhas tops da Pirelli. Ela é indicada para veículos de média e alta potência.
Para diferenciar um pneu "riscado" de outro com boa procedência é preciso estar muito atento aos detalhes. “O pneu riscado não acompanha o desenho original. Existem umas linhas tortuosas, por mais bem que sejam feitas nunca é igual ao pneu que foi fundido em uma máquina”, mostra o engenheiro Celso Arruda.
Um pneu ressulcado ou frisado nada mais é do que um pneu careca adulterado. Um borracheiro de Porto Alegre mostra a técnica: com lâminas quentes, ele faz novos sulcos, em cima das marcas originais quase apagadas.
Estes pneus possuem gravadas em suas laterais as palavras "RESSULCÁVEL" ou "REGROOVABLE" . Nestes pneus é possível o aprofundamento dos sulcos originais, propiciando uma maior quilometragem, além de melhorar o nível de aderência do pneu usado.
A vulcanização do pneu é uma forma de reparar rasgos ou cortes nas laterais, fazendo com que ele volte a ficar apropriado para o uso. Esse tipo de dano lateral acontece quando você acerta o pneu em alguma coisa afiada ou quando ele já está bem desgastado.
É uma solução provisória, que requer um reparo definitivo urgentemente. Quanto custa: R$ 20 a R$ 30. Como é: aplica-se a frio um pequeno disco de borracha sobre o dano por dentro do pneu, usando pressão e um selante.
A vulcanização da borracha é a adição de enxofre sob aquecimento e na presença de catalisadores. Durante esse processo, os átomos de enxofre quebram as ligações duplas e formam ligações unindo as moléculas da borracha, que são os poli-isoprenos.
1. Operário que trabalha em vulcanização. 2. Aparelho para vulcanizar.