Resposta: Um antagonista é um personagem, grupo de personagens, ou uma instituição, que representa a oposição contra a qual o protagonista tem de lutar. Em outras palavras, é uma pessoa, ou um grupo de pessoas que se opõem ao personagem principal, ou aos personagens principais.
Protagonistas e antagonistas Um texto ficcional apresenta, geralmente, personagens principais e personagens secundárias. A personagem principal é protagonista da história. Se houver uma personagem que se opõe à personagem principal, um vilão, por exemplo, recebe o nome de antagonista.
Resposta: Protagonista é o personagem principal de uma narrativa, como obras literárias, cinematográficas, teatrais ou musicais. Sobre ela a trama é desenvolvida. As principais ações são realizadas por ela ou sobre ela.
[Artes] Ator ou atriz que representa o papel mais importante numa peça, novela, filme. [Literatura] Personagem principal de um livro. [Por Extensão] Pessoa que possui um papel relevante ou de destaque numa situação, acontecimento: foi o protagonista do protesto.
Personagem é qualquer ser atuante de uma história ou obra. Normalmente é uma pessoa, mas pode ser um animal, um ser fictício ou um objeto.
Significado de Personagem Pessoa que chama atenção por suas características particulares, pela posição que ocupa na sociedade ou pelas situações em que está presente: ele foi o personagem da conferência. [Por Extensão] O ser humano caracterizado pelo seu comportamento ou papel social.
É um personagem que faz parte do enredo e auxilia no desenrolar da narrativa mas não necessariamente seu papel está relacionado ao personagem principal.
As Personagens Principais são aquelas que desempenham o papel central, sendo fundamentais para o desenvolvimento da trama. ... As Personagens Secundárias podem ser classificadas em Coadjuvantes e Figurantes.
Os secundários são personagens que interagem de maneira mais direta com o protagonista, o antagonista, entre eles mesmos e com outros personagens menos importantes. Embora seja divertido ver personagens secundários complexos, eles podem ser rasos, arquetípicos ou até mesmo estereotipados.
Secundário: Personagens recorrentes que são de menor importância. Terciário: Personagens que aparecem em uma, talvez duas cenas para um propósito específico, limitado.
Considerando a sua importância e função na narrativa, podemos classificar os personagens como:
Resposta. Dona Mercedes, Maria Angula, Manuel e o Fantasma.
Maria Angula era uma menina alegre e viva, filha de um fazendeiro de Cayambe. Era louca por uma fofoca e vivia fazendo intrigas com os amigos para jogá-los uns contra os outros. Por isso tinha fama de leva e traz, linguaruda, e era chamada de moleca fofoqueira.
Quando Maria Angula se casou, começaram os seus problemas. No primeiro dia, o marido pediu-lhe que fizesse uma sopa de pão com miúdos, mas ela não tinha a menor ideia de como prepará-la.
Resposta: C. Onde acontecem os fatos? R: Os fatos acontecem na casa de Maria Angula, na casa de sua vizinha, Dona Mercedes, e uma única vez no cemitério.
Os fatos em geral acontecem por uma determinada causa e desenrola-se, envolvendo certas circunstâncias que o caracterizam. É necessário, portanto, mencionar o momento como tudo aconteceu detalhadamente, isto é, de que maneira o fato ocorreu. Os elementos básicos de textos narrativos são: 1.
Espaço - É o local onde acontecem os fatos, onde as personagens se movimentam. Existe o espaço “físico”, que é aquele que caracteriza o enredo, e o “psicológico”, que retrata a vivência subjetiva dos personagens.