O uso da tecnologia na educação, com recursos em sala de aula, pode estimular a criatividade, o raciocínio lógico, a colaboração, a capacidade de pesquisa e outras competências importantes para o mundo contemporâneo, para entender as tendências e desenvolver as habilidades para o futuro.
Atualmente, com o avanço tecnológico acelerado esse ciclo fica mais curto para os equipamentos de informática, o que pode gerar altos impactos ambientais com o lixo eletrônico resultante do processo de produção e consumo, causando danos ao meio ambiente e ao ser humano, consequentemente.
A integração da tecnologia de informação e comunicação na escola favorece em muito a aprendizagem do aluno e a aproximação de professores e alunos, pois através deste meio tecnológico ambos tem a possibilidade de construírem conhecimento através da escrita, reescrita, troca de ideias e experiências, o computador se ...
Pode impactar de modo a contribuir para a formação de uma consciência coletiva onde as pessoas sejam compromissadas ecologicamente de modo há se fazer uma sociedade ecologicamente correta. Para isso a tecnologia pode atuar como difusora da mensagem de através de seus diversos veículos de comunicação.
A tecnologia influencia tantos aspectos da vida cotidiana que chega até mesmo a alterar a forma como o ser humano se relaciona. ... Os benefícios que as novas tecnologias geram são inúmeros e se estendem a cada um dos setores sociais, desde a área empresarial até a da saúde.
Essa é a importância da educação a distância nos dias atuais: proporcionar ao aluno que ele mesmo solucione problemas menos complexos. Assim, para evitar que os alunos tenham dificuldade de inserção na nova ferramenta tecnológica, o papel do professor ou monitor é essencial num curso à distância.
em que a tecnologia serve como mediador do processo ensino-aprendizagem. Através das (TICs), se faz necessária uma constante atualização, para o domínio de novas habilidades e entendimentos, que possam ser alcançados e disseminados, despertando a sociedade ao interesse e a mobilização sobre as novas tecnologias.
A utilização das novas tecnologias da informação e comunicação tem potencializado as propostas pedagógicas oferecidas pelos cursos a distância, disponibilizando recursos institucionais de elevada qualidade e criando as condições para a criação de comunidades virtuais de aprendizagem permanente.
Veja a lista de ferramentas que separamos para você analisar e utilizar as que mais se adequam a sua realidade:
O papel do aluno na EaD é estudar mais o material disponibilizado pelo professor, participar dos fóruns, fazer pesquisa em livros ou na internet para ampliar seu conhecimento sobre os temas abordados durante as videoconferências e a interação com as novas ferramentas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), obtendo ...
O desejo de ser monitor se dá pela importância do saber e aprendizado contínuo, visto que na medida em que o monitor transmite o seu conhecimento, ele aprende mais enquanto discente e futuro docente. 2.
Mesmo criando uma padronização no material de ensino recebido por todos os alunos, a EAD permite atualização constante no conteúdo. ... O aluno pode fazer o próprio cronograma de ensino. Logo, a conclusão do curso pode se tornar mais rápida, atendendo, dessa maneira, à agilidade exigida no mercado de trabalho.
O exercício da monitoria é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos monitorados1.
O Ensino a distância é uma ótima opção para estudantes que querem se especializar e valorizam seu tempo. Outra vantagem é que os cursos a distância são mais baratos em ralação aos presenciais, além da economia de tempo e dinheiro gasto com transporte até o local de curso. ...
Tanto os cursos EAD, como os presenciais, possuem normas com as exigências de frequência, exames, tarefas, repetências, avaliações, tempo de dedicação, entre outros, tornando mais fácil pelo fato de oferecer mais liberdade para os seus educandos condicionarem aos seus ritmos de estudos.
Com o passar dos anos, o formato foi sendo aprimorado e, hoje, os cursos online são tendência em todo o país. Isso porque o EAD permite que os alunos tenham acesso à capacitação de qualidade por meio de plataformas de aprendizagem virtuais, oferecendo muito mais comodidade e flexibilidade para se dedicar aos estudos.
5 desafios da educação a distância no Brasil
A educação a distância (EaD) é uma modalidade de ensino que permite ao aluno ter aulas sem o contato físico com o professor. O estudante pode assistir aulas em qualquer lugar, por meio de computador, tablet ou celular. O EaD está presente na graduação, pós-graduação e cursos de idioma, por exemplo.
No final dos anos 70, em Brasília, inicia-se a primeira experiência de EAD nos cursos superiores. Nesse período, muitos brasileiros já acompanhavam os telecursos transmitidos pela TV. Em meados dos anos 90, as instituições de ensino passaram a utilizar a internet para publicar o conteúdo aos alunos.
Com a chegada da internet nas casas brasileiras, as instituições de ensino superior começaram a enxergar um novo mercado educacional, e com a reforma educacional, em 1996, instaurada pela Lei nº 9.