Um medidor de ph funciona como um voltímetro que mede a diferença de potencial elétrico entre um eletrodo de referência e um eletrodo de pH exibindo o resultado em termos de pH de uma solução a qual o eletrodo está imerso. O phmetro foi inventado em 1934 pelo médico americano Arnold O.
Chama-se de Potencial de Assimetria essa voltagem residual variável e desconhecida. Decorre disso que a voltagem medida entre o terminal do eletrodo de vidro e o terminal do eletrodo de referência nunca é definida em valor absoluto.
O potencial de junção EJ se desenvolve na interface entre dois eletrólitos, devido principalmente às diferenças de mobilidade dos íons que se difundem na ponte salina. Desta forma, surge uma separação de cargas que origina um potencial de junção que pode chegar até 50 mV.
➢O eletrodo de vidro é o eletrodo sensível a íons hidrogênio mais utilizado. função linear da concentração de íons hidrogênio na solução. função linear da concentração de íons hidrogênio na solução. ➢É uma ferramenta muito versátil para medidas de pH sob muitas condições.
As soluções tampão de pH nacionais possuem os valores de 4, 7 e 10. Essas soluções são aplicadas para calibrar o eletrodo de pH que juntamente com o medidor de pH conseguem garantir uma medição correta dos valores que serão analisados.
Procedimento básico para calibração de phmetro
MEDIÇÃO
Além disso, o pHmetro deve ser calibrado durante o uso com soluções padrão de pH, que geralmente acompanham o aparelho. A dica é escolher uma com o padrão pH 7 e outra com o valor próximo do que é esperado da amostra.
Constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro. O aparelho é calibrado (ajustado) de acordo com os valores referenciados em cada uma das soluções de calibração. Para que se conclua o ajuste, é então calibrado em dois ou mais pontos. Normalmente utiliza-se tampões de pH 7,000 e 4,005.
As informações quantitativas fornecidas pelo valor do pH expressam o grau de acidez de um ácido ou de uma base em termos de atividade dos íons de hidrogênio. O valor do pH de determinada substância está diretamente relacionado à proporção das concentrações dos íons de hidrogênio [H+] e hidroxil [OH-].
As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3). Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 8 (pH = 8).
Pantene: pH 6,5. Elsève: pH entre 5,5 e 6. Vizcaya: pH 6. Seda: pH entre 7 e 7,5.
Então, qual é o xampu ideal para manter os cabelos fortes e saudáveis? O recomendável é usar xampus com pH entre 4,0 e 5,0 (pH moderado).