crossorigin="anonymous">
É NECESSARIO BUSCAR NO LABORATÓRIO O FRASCO CONTENDO O LÍQUIDO CONSERVANTE MIF. ANTES DE COLETAR AS FEZES, SE NECESSÁRIO, URINAR NO VASO SANITÁRIO, PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO DO MATERIAL.
O exame de fezes pode ser solicitado pelo médico para avaliar as funções digestivas, quantidade de gordura nas fezes ou ovos de parasitas, sendo útil para saber como está a saúde da pessoa.
A quantidade varia de acordo com o exame e o laboratório. Na maioria dos casos a recomendação é o correspondente a aproximadamente uma colher de chá até duas colheres de sopa, mas sem ultrapassar a metade do recipiente.
No exame de fezes Coprocultura, as fezes devem ser colocadas em um recipiente adequado e enviadas ao laboratório até 24 horas após a coleta. O ideal é conservá-las na geladeira durante esse período. Também não é aconselhável o uso de laxantes.
Fezes e Urina após coletados não devem ser conservados em geladeira, e devem ser encaminhados ao laboratório até 2 horas após a coleta.
Lavar as mãos, realizar assepsia da região genital, e colher o jato médio (meio) da urina, sem interromper o fluxo; O tempo decorrido entre a coleta e a análise da amostra sem conservante é de no máximo 2 horas à temperatura ambiente, ou em até 24 horas sob refrigeração.
Ambos não precisam ser colhidos em jejum. Para o exame de fezes não precisa ser a primeira evacuação do dia. Já o de urina os médicos tem preferência quanto a primeira urina do dia, mas quando não for possível, pode ser colhida em qualquer horário, desde que tenha pelo menos 2 horas de retenção urinária.