Efeitos terapêuticos Regeneração tecidual: devido ao aumento do aporte de substâncias nutritivas, enzimas, eletrólitos, oxigênio. Analgesia: aumenta o limiar de excitabilidade dos nervos sensitivos e também o descongestionamento da área, promove relaxamento. Diminui a pressão arterial Diminuição do espasmo muscular.
As micro-ondas geram mais calor nos tecidos com alta condutividade elétrica (músculos), entretanto, essa radiação penetra menos profundamente do que a diatermia indutiva por ondas curtas.
As Micro-ondas são usadas na prática fisioterapêutica pelo seu conhecido efeito térmico-analgésico; Segundo Low e Reed (2001) estas radiações são indicadas para aquecimento superficial de tecidos como músculos e articulações superficiais como o punho e face anterior do joelho.
Porém se contraindica o calor quando apresentar condições musculoesqueléticas agudas, circulação prejudicada, doença vascular periférica, anestesia da pele, feridas ou problemas de pele.
Os efeitos mecânicos do ultrassom terapêutico incluem: massagem (GARCIA, 2000; PRENTICE & VOIGHT, 2003), estimulação da regeneração dos tecidos; reparo de tecido mole, reparo ósseo, fluxo sanguíneo em tecidos cronicamente isquêmicos (YOUNG, 1998), além desses efeitos Fuirini & Longo (2002), acrescentam: regeneração ...
Os efeitos térmicos seriam o aumento de mobilidade da articulação, aumento da circulação sanguínea, efeito sobre os nervos periféricos, aumento da extensibilidade em tecidos ricos em colágeno, redução de espasmos musculares, alívio da dor, resolução de processos inflamatórios crônicos.
Indicação para uso do ultrassom terapêutico
Foram encontrados evidências claras da eficiência do US quanto à cicatrização ou redução nas lesões. Concluiu-se que o ultrassom aumenta o fluxo sanguíneo para a ferida, a liberação dos mediadores da inflamação, a migração de leucócitos, a angiogênese, a síntese de colágeno e a formação do tecido cicatricial.
Como em qualquer tratamento, o ultrassom também tem contraindicações, não sendo recomendado para:
O aparelho de Ultra Som permite a regulagem de todos os parâmetros utilizados como: a frequência que pode ser de 1MHZ para tratar lesões profundas ou 3 MHZ para lesões superficiais, modo pulsado para lesões em fase aguda e contínuo para lesões em fase crônica; intensidade que varia de 0,2 w/cm2 a 2.
O ultrassom deve ser usado da forma correta, colocando uma camada de gel condutor diretamente na área afetada e depois acoplar a cabeça do equipamento, fazendo movimentos lentos, de forma circular, em forma de 8, de cima para baixo, ou de um lado para o outro, mas nunca pode ficar parado sobre o mesmo local.
Um dos principais usos do ultrassom na estética é o tratamento de celulite. Ele auxilia na quebra das gorduras, a partir da microagulação dos tecidos e a estimulação do colágeno. Ou seja, ele pode ser tanto utilizado no tratamento da celulite quanto na gordura localizada.
O ultrassom de alta potência é capaz de penetrar 15 mm na pele, e é indicado para o tratamento da gordura localizada, por atuar de forma mecânica, comprimindo e "puxando" as células adiposas alternadamente, o que faz com que elas se quebrem.
Quantas sessões de ultrassom são necessárias? Cerca de cinco a dez, duas vezes por semana. Duração da sessão fica entre 30 a 50 min.
Os resultados da aplicação de enzimas Os resultados costumam aparecer cerca de sete dias após a primeira sessão.
Quais são os cuidados após o procedimento?
A mistura usada pode variar bastante de acordo com o perfil da pessoa que está recebendo o tratamento. Legenda: Para atingir as camadas da pele onde está a gordura localizada, são usadas agulhas de 1 até 4 cm em sessões curtas, que duram de 10 a 15 minutos.
Como é feito o procedimento? Primeiramente é feita a assepsia do local que será tratado. Em seguida, com uma agulha, o profissional injeta enzimas em determinados pontos. Essas enzimas vão diluir a gordura localizada, o organismo irá absorver e eliminá-las, geralmente pela urina.
Antes e depois
Também conhecido como lipo de papada, trata-se de um procedimento que consiste na aspiração da gordura localizada sob o queixo, a mandíbula e na porção superior do pescoço. Feita mediante anestesia local e sedação, ela é realizada em ambiente hospitalar, dura em média uma hora e o paciente tem alta no mesmo dia.
A Lipo Enzimática é um tratamento minimamente invasivo que permite a redução de medidas através da diminuição de gordura. É feita através de microinjeções subcutâneas, semelhantes as injeções de insulinas, que ao serem aplicadas em toda região conseguem deixar o rosto livre da indesejada papada.
Qualquer processo de cicatrização pode levar até 1 ano para se completar. Então, inchaço e eventuais nódulos podem ocorrer com 1 mês após a lipo enzimática, já que há uma quebra da gordura e reorganização e reparação tecidual.