EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual. ... São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc. EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva.
Enquanto os EPIs são os Equipamentos de Proteção Individual, os EPCs são os Equipamentos de Proteção Coletiva, utilizados para proteger todos os trabalhadores dos possíveis riscos durante a realização das atividades. Eles podem (e devem) ser combinados com os EPIs.
Segundo a NR 6, são obrigações do empregado quanto ao Equipamento de Proteção Individual (EPI), exceto: responsabilizar-se pela guarda e conservação comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina comunicar ao MTE qualquer ...
Quem define o tipo de EPI que deve ser utilizado em cada função? A definição do EPI adequado ao risco existente em determinada atividade é feita pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da empresa.
Segundo a NR 6, item 6.
A Consolidação das Leis do Trabalho ? CLT, em caráter geral, obriga o empregador a fornecer a seus empregados, os equipamentos adequados para neutralizar ou elidir os riscos das atividades e, ainda, em perfeito estado de conservação e funcionamento.
Evitando acidentes de trabalho A obrigatoriedade do uso correto e contínuo dos EPIs ajuda consideravelmente a reduzir o número de incidentes de trabalho, além de minimizar os impactos em casos de acidentes.
O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são essenciais para manter os profissionais da área de saúde livres de riscos e ameaças à segurança no ambiente de trabalho. ... Os EPIs de enfermagem são obrigatórios para o exercício da atividade em clínicas, hospitais, entre outros locais.
Quais são os principais EPIs a serem utilizados em hospitais?