Essa é uma forma de manter dados e informações bem organizadas, facilitando a compreensão dos leitores e acesso ao trabalho por parte de pesquisadores que tenham interesse em estudar o tema abordado no trabalho.
Apesar de ser uma informação aparentemente simples, o título do trabalho é de extrema importância. Ele é o primeiro contato do leitor com o conteúdo e deve transmitir logo de cara qual é o objetivo da pesquisa.
A cidade onde um trabalho é desenvolvido pode trazer uma riqueza de informações sobre o estudo realizado. Isso porque a localidade pode ter influenciado diretamente nos resultados ou ter sido um fator importante para a escolha do tema.
Os elementos do anverso da folha de rosto podem parecer simples, mas são fundamentais na apresentação do seu trabalho acadêmico. A folha de rosto é o primeiro contato que o leitor tem com o seu trabalho, e por isso é importante que ela seja bem elaborada e transmita profissionalismo.
Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.
Essas são as informações básicas para fazer uma folha de rosto de acordo com as normas ABNT. Se deseja saber mais sobre os outros elementos de uma pesquisa científica, veja nossos outros artigos.
Assim como a folha de rosto possui elementos obrigatórios que precisam seguir uma ordem específica, essa parte do trabalho também precisa apresentar a formatação conforme as normas da ABNT. Acompanhe abaixo as regras que precisam ser seguidas para cada elemento.
O processo de finalização de uma pesquisa acadêmica não é nada fácil. Muitas vezes, a escrita do TCC, da dissertação ou da tese exige noites em claro, muita leitura e abdicação de momentos de lazer. Isso porque a pesquisa é extensa e repleta de elementos que devem ser escritos conforme a ABNT, como folha de rosto, lista de ilustrações, etc. Portanto, esse é um momento delicado para muitos estudantes que estão no processo final de conclusão do curso.
É interessante imaginar que, mesmo sem estar presente fisicamente no local, podemos nos transportar para lá através dos resultados apresentados no trabalho. Portanto, destacar a cidade na página é uma forma de dar mais contexto e relevância ao estudo.
Para desenvolver o trabalho de forma mais rápida e sem maiores complicações, confira também nossos outros conteúdos. Eles farão toda diferença para que você tire a melhor nota no seu trabalho de conclusão de curso.
É comum que o subtítulo seja indicado por dois pontos após o título, e ele pode ser a chance de mostrar a originalidade e profundidade do seu trabalho. Portanto, dedique um tempo a pensar sobre ele e tenha certeza de que ele realmente reflete o conteúdo que será apresentado.
O trabalho está sendo redigido a todo vapor. Tudo parece tão bem, mas o aluno percebe um detalhe: a folha de rosto para TCC não está feita, e agora? Essa pergunta e outras serão respondidas aqui, por isso, continue lendo para mais informações sobre como preparar uma ótima folha de rosto para TCC, além de entender qual a sua importância e para o que ela serve dentro do trabalho.
Uma vez aberto o modelo do Word, é altura de personalizar o desenho. Isto pode ser feito utilizando o texto, fonte, e opções de cor. Também pode adicionar imagens, formas e outros elementos de desenho à folha de rosto do fax.
Muitas pessoas procuram em sites desconhecidos uma folha de rosto ABNT para download, mas inúmeros sites por aí não são confiáveis, e é natural que a busca pela facilidade ou por coisas de “mão-beijada”, sejam na verdade um grande problema no final. Em especial quando se fala de TCC e normas da ABNT, confie no seu potencial e faça você mesmo!
Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de tese.
Sim, é possível criar um modelo para fax. Pode usar um programa de processamento de texto para criar um modelo, ou pode usar um programa de software de fax que inclua características de modelo.
A folha de rosto deve conter:
Ela serve para colocar as informações sobre o autor do livro, informações sobre outros livros do autor, um breve resumo da obra.
É o último elemento que compõe o livro e apresenta informações técnicas sobre ele como ano da impressão, nome das pessoas que trabalharam na edição da obra e papel e a tipografia utilizados. Todas as partes internas de um livro juntas compõem o que é chamado de miolo.
Quarta capa ou Contracapa: A parte de trás do livro, onde geralmente se encontra uma sinopse e o código de barras com o ISBN. Orelha: Uma parte da capa que é dobrada para dentro do livro. Geralmente traz informações sobre o autor, a editora ou a obra e pode ser usado como marca-páginas.
1) Primeira orelha: texto sobre o livro em linguagem leve e atraente com no máximo 1300 caracteres sem espaço; 2) Segunda orelha: texto sobre a trajetória acadêmica dos autores ou organizadores e fotos com 300 DPI de resolução em JPG ou TIF (opcional);
Muito mais do que um resumo do enredo ou do conteúdo do livro a que se refere, a orelha é uma vitrine, um convite ao leitor para que mergulhe nas linhas ali encerradas. Seja um romance, seja um livro científico, é na orelha que o leitor tomará a decisão de adquirir ou não o exemplar em mãos.
Significado de Posfácio substantivo masculino Texto de teor explicativo que, acrescentado no final de livro (depois de sua finalização), adverte ou explica o que for conveniente.
Apresentação do livro: Como escrever uma boa Sinopse?
Escreva seus agradecimentos em parágrafos curtos. Se várias pessoas ajudaram em sua pesquisa, agradeça cada uma em um parágrafo diferente. Amigos e familiares que ofereceram apoio moral podem ser homenageados em um único parágrafo. Escreva pouco, mas com sinceridade.
Exemplos de frases de agradecimento profissional
Nada mais posso além de dizer que sinto-me honrada por poder partilhar dos sentimentos que vocês transmitem através da suas histórias, sinto-me honrada, ainda mais, por poder partilhar desse sentimento, que vocês me permitiram sentir, com outras pessoas. Parabéns pelo seu dia e que a imaginação nunca lhes falte.
Perguntas para escritores