crossorigin="anonymous">
A regra é a seguinte: Se houver fatores iguais no numerador e no denominador, esses fatores podem ser cortados. Lembre-se: a divisão entre eles vai dar 1, o que não influencia uma divisão ou multiplicação. Como esses fatores simplesmente somem, esse processo ficou conhecido como “cortar”.
As frações que possuem os denominadores diferentes devem ser resolvidas da seguinte forma: o primeiro passo é igualar os denominadores pelo processo do mmc (mínimo múltiplo comum), o segundo passo é dividir o novo denominador pelo antigo e o resultado multiplicar pelo numerador correspondente, o terceiro passo é ...
Para encontrar o denominador comum, você precisa encontrar o mínimo múltiplo comum dos dois números, ou seja, o menor número positivo que seja múltiplo dos dois números originais.
Agora se você quiser simplificar mais ainda o processo para encontrar o inverso de uma fração, há uma dica infalível: basta inverter a fração, trocando o denominador de lugar com o numerador! Por exemplo, o inverso de 2/5 é 5/2, o inverso de 7/3 é 3/7 e o inverso de 1/4 é 4/1, ou, simplesmente, 4.
Resposta. Para calcular o inverso de um número basta você pergar o "1" e dividir pelo número que você quer achar o inverso.
O inverso de um número é a troca do numerador pelo denominador e vice-versa, desde que essa fração ou número seja diferente de zero. Em um número complexo acontece da mesma forma: um número complexo para ter seu inverso é preciso ser não nulo, por exemplo: ... Veja o cálculo do inverso do número complexo z = 1 – 4i.
Desse modo, podemos definir a potenciação de frações da seguinte maneira: Assim, caso seja necessário calcular uma potência que envolva uma fração, basta elevar separadamente numerador e denominador àquele expoente.
Fracções com expoente negativo Primeiro nós giramos a fração e o expoente para positivo e então nós eliminamos parênteses aplicando as propriedades dos potências. Uma vez passado o expoente ao positivo, já podemos obter um resultado do poder.
Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. ... No exemplo indicado, 3 é a base e 5 o expoente.
Sempre que o expoente for igual a zero o seu resultado será igual a 1. Assim, é possível concluir que toda potência de expoente zero será igual a 1.
Resposta. O expoente é 5. Espero ter ajudado!
O expoente de 2 cuja potência é 32 é 5.
2³ = 2.
a potencia 128 na base 2 é quando o expoente for 7. Ou seja temos que multiplicar o 2 por 7 vezes.
Resposta. tem 4 zeros, logo x=4.
portanto o expoente é 2. bons estudos!