EQST

Quando O Inquilino Quer Sair Do Imvel?

Quando o inquilino quer sair do imóvel?

Desocupação por vontade do inquilino O inquilino pode sair do imóvel antes do término do contrato, desde que ele pague a multa pactuada, proporcional ao prazo total do contrato. Caso não haja nada previsto no contrato, valerá o que for determinado judicialmente.

Como avisar que vai sair do imóvel?

O inquilino tem que avisar com 30 dias de antecedência para o proprietário que deixará o imóvel, isso deve ser feito por escrito e protocolado com a imobiliária. Além de que o locatário terá de pagar uma multa por rescisão contratual.

Quando o inquilino não paga o aluguel e não quer sair?

Ação de Despejo. No caso do proprietário não querer mais alugar o imóvel para o inquilino, pode ser feito o pedido de rescisão do contrato de locação. ... Contudo, é possível evitar a ação de despejo, caso o inquilino deposite os valores em atraso em juízo, no prazo de até 15 dias após a citação realizada juridicamente.

Quanto tempo demora para tirar um inquilino inadimplente?

- Logo na primeira notificação, a Justiça dará 30 dias para que o inadimplente seja despejado. A média de tempo para a conclusão do despejo deve cair para seis meses. - Em contratos sem fiador, o despejo por falta de pagamento poderá ser decretado em 15 dias.

Quantos aluguéis para despejo?

A lei estabelece que será dada ao proprietário a liminar para despejar o inquilino 15 dias após o ingresso com a ação de despejo. Porém, para efetivação do despejo, é necessário que o proprietário deposite judicialmente, como caução, o valor de três meses de aluguel.

Quanto tempo leva um despejo?

Normalmente, uma ação de despejo por falta de pagamento leva de seis a 12 meses para sair, segundo especialistas.

Quais os motivos para despejo de inquilino?

Vejamos alguns deles:

  • Rescisão por acordo entre as partes. ...
  • Extinção do contrato de trabalho. ...
  • Utilização do imóvel pelo proprietário. ...
  • Fim do prazo da locação para temporada. ...
  • Morte do locatário. ...
  • Reparações urgentes no imóvel. ...
  • Troca de fiador ou da garantia. ...
  • Falta de pagamento.

Como funciona ordem de despejo para inquilino?

A ordem despejo funciona como última alternativa ao locador, para reaver o imóvel. Isso se entre o mesmo e o inquilino não houver mais nenhuma forma de conciliação. A ordem de despejo não se dá, somente, por inadimplência por parte do locatário. Existem outros critérios que podem ser adotados.

Como funciona despejo de inquilino?

Como funciona a ordem de despejo de inquilino?

  1. Para que o juiz conceda a ordem de despejo, o locador deverá pagar caução no valor equivalente a três meses de aluguel; e.
  2. O contrato não pode prever garantia (caução, fiança ou seguro-fiança);

Como acontece o despejo?

Ação de despejo Caso um dia após a data do pagamento do aluguel ou atraso de demais contas do imóvel, como condomínio, contas de luz, água e outros, o locador poderá, com o suporte de um advogado civil, entrar com uma ação na justiça solicitando a desocupação do imóvel em um prazo de 15 dias.

Pode despejar inquilino com filhos?

Sim, com filhos, netos, avós, cachorro e papagaio. A obrigação de pagar não deixa de existir e se por um lado não se pode pagar o aluguel por outro lado o locador também entrou em dificuldades por não receber.

Quanto custa para entrar com uma ação de despejo?

Os honorários advocatícios em ações de despejo podem tanto ser cobrados por um valor fixo como num porcentual da dívida a ser paga pelo inquilino. Em geral, os honorários são fixados em 20% do valor da dívida a ser cobrada.

Como proceder com uma ação de despejo?

Como executar a ação de despejo?

  1. o locador tem que prestar caução, ou seja, garantir o juízo com um depósito no valor equivalente a 3 meses de aluguel;
  2. no caso em apreço, o fundamento da ação será a falta do pagamento de aluguel e suas obrigações acessórias;