O que são Hidrantes e Mangotinhos?? Os hidrantes e mangotinhos são componentes do sistema fixo de combate a incêndio. ... Próximos às saídas de água há as chamadas caixas de incêndio onde as mangueiras são ancoradas. Esse sistema tem o objetivo de combater ou conter o incêndio até a chegada do corpo de bombeiros.
Vazão, velocidade, pressão. Para o dimensionamento de um sistema de hidrantes e de mangotinhos, as três variáveis básicas que devem ser consideradas são: vazão, velocidade e pressão. Além disso, o dimensionamento deve constituir em determinar o caminhamento das tubulações, dos diâmetros dos acessórios e dos suportes.
No cálculo de hidrantes usamos mais comumente a medida mca (metro de coluna d'água) onde a pressão de 1 mca, equivale a pressão que uma coluna de água de 1 metro de profundidade exerceria no fundo do reservatório.
O Anexo E do código estabelece que, dependendo do caudal necessário, serão requeridos mais ou menos hidrantes. Por exemplo, para um caudal de 3000 gpm (11,400 L/min.) se requerem 4 hidrantes e a distância média entre hidrantes deve ser de 122 m. O hidrante deve ter uma área livre de 91 cm ao seu redor.
H1 e H2: Os hidrantes devem ser numerados a partir do mais desfavorável hidraulicamente, desta forma, os hidrantes mais desfavoráveis sempre serão numerados como H1 (hidrante mais desfavorável) e H2 (segundo hidrante mais desfavorável).
A carga é determinada por meio do cálculo de carga de incêndio específica, que é o valor da carga de incêndio (massa em quilos do material contidos em um espaço, multiplicado pelo fator potencial do componente) dividido pela área de piso do espaço considerado, expresso em megajoules (MJ) por metro quadrado (m²).
§ 1º – Em qualquer caso será exigido, no mínimo, duas unidades extintoras por pavimento, exceto nos prédios exclusivamente residenciais e estabelecimentos com risco de incêndio pequeno ou médio, com área construída de até 30 m2 (trinta metros quadrados), onde será exigido apenas uma unidade.
A Lei Brasileira Sobre Prevenção e Combate a Incêndio – Lei nº 13.
Principais riscos de incêndio em ambiente industrial
CALOR (pode provocar queimaduras, desidratação, exaustão, etc.); CHAMAS (se tiverem contato direto com a pele, podem provocar queimaduras); e. FUMAÇA (a maior causa de morte nos incêndios, pois prejudica a visibilidade, dificultando a fuga).
Principais causas de incêndio
No campo da segurança contra incêndio, o perigo de incêndio é o potencial de dano intrínseco à operação de qualquer instalação, enquanto o risco de incêndio é a probabilidade de que esse incêndio cause um dano.
Os incêndios podem iniciar-se de forma espontânea ou ser conseqüência de ações e/ou omissões humanas, mas mesmo nesse último caso, os fatores climatológicos e ambientais são decisivos para incrementá-los, facilitando sua propagação e dificultando seu controle.
Como um incêndio pode ter início?
Queimadas naturais: promovidas por ações da própria natureza, como as descargas elétricas ou o vulcanismo (por meio da lavas do vulcão em erupção), que iniciam um incêndio, moderado ou extenso.
As queimadas são fenômenos naturais que podem surgir em áreas secas, de clima árido e semiárido, que contenham vegetação. Com a ajuda do vento e da baixa umidade, fagulhas podem surgir de forma natural, causando incêndios que, em alguns casos, podem chegar a proporções enormes.
Causas das queimadas Desmatamentos para a retirada de madeira. Queimam-se as plantas menores para facilitar o corte das árvores de médio e grande porte. Colheita manual de cana-de-açúcar. Também com o objetivo de limpar o terreno e facilitar o corte, ainda é comum a queima em canaviais.
As queimadas na Amazônia tiveram sua origem ligada às práticas econômicas desenvolvidas na região, motivadas pelo cenário político brasileiro e sem controle por parte das entidades governamentais. Seu crescimento dá-se a partir da década de 1930, ficado mais intenso após a década de 1970.
A floresta tropical úmida não pega fogo sozinha. Quando se fala de queimadas na região, é porque alguém acendeu o fósforo.
Como ocorre a combustão espontânea