A bile é uma substância alcalina formada pelo fígado. ... A bile sai do fígado pelo ducto hepático que em seu trajeto até o intestino se une ao ducto cístico proveniente da vesícula biliar. Juntos, os canais cístico e hepático formam o ducto colédoco.
Logo depois de deixar a porta do fígado, esses ductos hepáticos unem-se para formar o ducto hepático comum, que recebe no lado direito o ducto cístico para formar o ducto colédoco (parte da tríade portal extra-hepática), que conduz a bile para o duodeno.
A porção da bílis que se armazena na vesícula biliar é desviada pelo ducto cístico. A parte que é depositada no duodeno segue através da papila de vates, revestida pelo esfíncter de oddi.
Após ingestão de alimentos, principalmente gordurosos, a vesícula se contrai para jogar a bile no intestino e facilitar a digestão das gorduras. Quando não ocorre a excreção adequada da bile, há acúmulo de bilirrubina no sangue e a presença de icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas).
Resposta. A bile é um fluido produzido pelo fígado que se armazena na vesícula biliar. Ela atua na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas da dieta ao passarem pelo intestino.
Bile, bílis, fel ou suco biliar é um fluído produzido pelo fígado (produz cerca de um litro de bile por dia) e armazenado na vesícula biliar - capacidade de armazenar 20 - 50 ml de bile - e atua na emulsificação de gorduras (homogeneização da suspensão de gordura em dispersão coloidal, análogo à atuação do detergente ...
Esta secreção viaja através dos canalículos biliares do fígado, passa para a vesícula e é secreta no duodeno, sendo que essa secreção é controlada pelo esfíncter de Oddi. O recrutamento da bile acontece por estímulos de substâncias presentes na dieta, que geralmente são os ácidos graxos (gordura).
Quando os alimentos (especialmente os alimentos gordurosos) estão sendo digeridos, a vesícula biliar se contrai e secreta a bile através de um pequeno tubo denominado ducto cístico, que se junta ao ducto hepático comum para formar o ducto biliar comum.
Através do canal colédoco, chegam ao duodeno o suco pancreático, oriundo do pâncreas, e o suco biliar, produzido no fígado e expulso pela vesícula biliar, para auxiliarem a digestão.
É no duodeno que o suco biliar, vindo da vesícula biliar e anteriormente do fígado, junta-se ao alimento sobre a Papilla duodeni major. Pela mudança de pH entre o estômago e o duodeno, diversas enzimas digestivas são ativadas. O duodeno é a porção primária do intestino delgado (ou fino) e possui diversas vilosidades.
A grande função da bile na digestão é emulsificar, ou seja, quebrar em ''pedaços'' menores as moléculas de lipídeos, para que as lipases ( enzimas pancreáticas ) possam atuar mais eficazmente sobre as moléculas de gordura.