A psicomotricidade no desenvolvimento da criança visa favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo-social e psicomotor procurando envolver jogos e atividades lúdicas para proporcionar um processo de ensino-aprendizagem significativo.
A Psicomotricidade auxilia de modo significativo a formação e estruturação do esquema corporal e tem como prioridade estimular a prática do movimento em todos os processos da vida de uma criança.
A psicomotricidade ocupa papel fundamental no desenvolvimento do processo da alfabetização. As atividades psicomotoras permitem à criança conhecer o seu próprio corpo, criando condições de domínio do gesto da escrita.
Os aspectos trabalhados na psicomotricidade
Psicomotricidade e educação Educadores, médicos e psicólogos defendem que a técnica seja utilizada nas instituições de ensino para auxiliar o desenvolvimento infantil. O psicomotricista é o profissional especializado nesse campo e habilitado a desenvolver atividades que combinem o lúdico com o pedagógico.
A psicomotricidade entende o movimento como algo significativo e intencional, uma manifestação humana de expressão própria. Nesse sentido, a psicomotricidade infantil pode ser entendida como um suporte para a criança tomar consciência de si própria, de seu corpo e do espaço que ocupa no mundo.