crossorigin="anonymous">
Os ovos encontrados em répteis e aves são do tipo megalécito (ou telolécito completo), já que apresentam uma grande quantidade de vitelo concentrado no polo vegetativo. 08. Os ovos centrolécitos apresentam uma grande quantidade de vitelo distribuído na região central da célula. Exemplo: insetos.
A gema tem os nutrientes (vitaminas e minerais chave para quem pratica desporto). A clara tem as proteínas. Logo, uma parte não dispensa a outra. Um ovo inteiro contém 7,2 gramas de proteína de alto valor biológico que “é utilizada quase a 100% pelo organismo”.
Depois, comeram ovos inteiros (somando 18 gramas de proteínas e 17 gramas de gorduras) ou só a clara (totalizando 18 gramas de proteínas e 0 gramas de gorduras).
Tabela de valor Nutricional
O ovo não engorda, ele ajuda no emagrecimento Mas, não podemos ignorar que a forma de preparo do ovo faz muita diferença, sendo o cozido a forma mais saudável para não engordar. Ao fritar ou fazer ovos mexidos, a quantidade de calorias aumenta devido à adição de óleo ou manteiga.
Veja alguns deles:
Comer ovo diariamente faz mal à saúde? Comer ovo diariamente não faz mal à saúde desde que seja incluído em uma alimentação equilibrada e variada, podendo trazer diversos benefícios para o organismo como ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular ou prevenir doenças nos olhos, por exemplo.
O ovo sempre foi cercado por muitos mitos que o transformaram em vilão da nossa dieta. Agora, um estudo realizado pela Universidade de Surrey, no Reino Unido, trouxe novamente à tona essa velha discussão, De acordo com a pesquisa, o alimento possui alto valor nutritivo e deve ser consumido à vontade.
Use água para fritar Mas a nutricionista dá uma alternativa: em vez de usar óleo, manteiga ou margarina para fritar o ovo, use água! "Coloque metade de um dedo de água na frigideira e, quando começar a ferver, quebre o ovo e frite do jeito normal", conta Fabiana.
Consumir ovos cozidos pela manhã ajuda a começar o dia com uma boa quantidade de nutrientes que estimulam o anabolismo. Eles são ricos em proteínas, o que ajuda no ganho de massa muscular, além de também prevenir o catabolismo.
A dieta diz que é só comer um ovo cozido ou pochê meia hora antes das refeições principais (café, almoço e jantar), ou substituir a carne (branca ou vermelha) por ovo. Se você fizer a dieta do ovo associada a uma dieta hipocalórica, ou seja, com poucas calorias durante todo o dia, você emagrece.
Por ter um bom valor proteico e ajudar a saciar a fome, é recomendado por nutricionistas o seu consumo no café da manhã. Desta maneira, a pessoa chega com menos apetite no almoço. Existe até a dieta do ovo. “O ovo é um alimento completo, barato e extremamente nutritivo.