crossorigin="anonymous">
⏚ - Aterramento: U+23DA - Unicode Tabela de caracteres.
O aterramento serve para melhorar a funcionalidade de dispositivos de proteção, filtros de linha e evitar interferências eletromagnéticas em equipamentos eletrônicos. Produtos intitulados como "aterramento eletrônico", simplesmente ligam o pino terra ao terminal neutro da rede elétrica, o que pode não ser seguro.
A Comissão Internacional de Eletrotécnica inspirou-se no sistema matemático binário. Traço vertical: ligado (pois 1 significa presença). Círculo: desligado (0 é ausência).
O conjunto de aterramento temporário é um dispositivo utilizado para proteção dos eletricistas durante os trabalhos em redes desenergizadas, cuja finalidade é curto-circuitar e aterrar a rede de distribuição de energia elétrica, contra uma eventual energização acidental.
Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!
Esses esquemas são referidos através de letras, num formato XY-Z. Vamos entender seu significado: Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.
Esquema TN-C: As funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor em toda a instalação, dessa forma este esquema mesmo sendo normalizado não é indicado em certas instalações, uma vez que o terra e o neutro são constituídos pelo mesmo condutor.
Na hora de colocar o fio terra, a bitola dele deve acompanhar a bitola do fio fase, regra válida até cabos de 16mm². A partir disso, a bitola do fio terra pode apresentar a metade da dimensão do fio fase. Como padrão, utilize para as cores do fio terra verde e/ou amarelo.
Solte o grampo da haste de aterramento. Insira só o fio condutor. Coloque o grampo novamente e fixe-o. Para conectar a barra de terra ao quadro elétrico do sistema, fure um buraco acima da barra.
Em instalações com equipamentos sensíveis deve ser 5 ohms ou menos. " A NBR5410 recomenda que a resistência dos aterramentos estejam abaixo de 10 ohms, para áreas classificadas este valor deve ser inferior a 5 ohms, como prevê a NFPA e IEEE.
Componentes dos SPDA
Quais são os componentes de um SPDA?