São Vicente e Pernambuco foram as duas únicas capitanias que conseguiram crescimento econômico no início da colonização, em decorrência da produção do açúcar a partir da cana.
Resposta. Resposta: Pernambuco e São Vicente foram as capitanias que mais prosperaram. Nelas haviam ocorrido experiências de ocupação agrícola desde o período da colonização acidental.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os portugueses instalaram as capitanias hereditárias no Brasil porque o comércio de especiarias na Índia estava em declínio e os territórios portugueses eram constantemente invadidos pelos franceses.
Bahia primeiro estado do Brasil. Parabéns! Pernambuco é de fato o estado mais antigo do país. Foi o primeiro núcleo econômico do Brasil e o primeiro local onde ocorreu uma colonização efetiva.
Em 1548 é criado o Estado do Brasil, com consequente instalação de um governo-geral, e no ano seguinte é fundada a primeira sede colonial, Salvador.
Tocantins
Podemos dizer que a construção do Estado Brasileiro se iniciou com a vinda da Família Real para a América Portuguesa em 1808 e o estabelecimento do governo de D. João VI (o período Joanino) e se desenvolveu ao longo dos anos seguintes, até a abdicação de D. Pedro I, em 1831.
15 de novembro de 1889
O Estado do Brasil foi uma unidade administrativa da América Portuguesa criada durante o reinado de Dom João III de Portugal, fazendo parte do período conhecido como Brasil Colônia (1530-1815), em que o território brasileiro constituía uma Província ultramarina do Reino de Portugal.
Resposta: Porque com a chegada da Família Real ao Brasil, iniciou-se o período da história brasileira conhecido como Período Joanino, que por conseguinte influenciou diretamente no processo de independência do País. Deixando assim de ser uma colônia, construindo o Estado Brasileiro.