São práticas que servem para apresentar a empresa e os colegas de trabalho. É um conjunto de normas e procedimentos estabelecidos aos empregados, mencionando os direitos e os deveres dos funcionários. São expectativas não escritas que se operam, continuamente, entre cada membro da organização e vários gestores.
Os contratos psicológicos são as expectativas e crenças dos indivíduos a respeito das obrigações recíprocas entre eles e suas organizações. O contrato psicológico é criado de forma espontânea e não faz parte do acordo formal entre empregado e empregador.
Quanto a fragilidade do contrato psicológico pode-se afirmar que: I - A expectativa recíproca do indivíduo e da organização estende-se muito além de qualquer contrato formal. II - Sendo as expectativas atendidas mutuamente os resultados são altamente positivos e há uma melhoria no relacionamento entre as partes.
Rousseau (1995) aponta que quando existe uma percepção que a organização não cumpriu as suas promessas, se configura uma quebra do contrato psicológico, que é definida pela percepção do empregado de que ele recebeu menos do que foi prometido, criando assim uma percepção de desequilíbrio, uma discrepância entre o que é ...
Contrato psicológico é o contrato implícito, não formal, que ocorre, segundo a percepção do empregado, entre a organização e o funcionário, referente às promessas de direitos e obrigações de cada uma das partes. ... Contratos psicológicos são classificados tendo por base as trocas esperadas entre as partes.
Os contratos psicológicos surgem como uma alternativa à gestão das relações tradicionais de trabalho, bem como uma resposta às novas configurações organizacionais, porque ajudam a descrever e a entender as mudanças vividas na relação empregador e empregado (ARNOLD, 1996; COYLE-SHAPIRO e KESSLER, 2000).
Significado de Contrato substantivo masculino Acordo, trato em que duas ou mais pessoas assumem certos compromissos ou obrigações, ou asseguram entre si algum direito. Convenção, trato. Contrato acessório, o que pressupõe a existência de outro.
Concluir com as formalidades legais um ato ou contrato; realizar solenemente.
Função social do contrato é a relação dos contratantes com a sociedade, pois produz efeitos perante terceiros. A principal conseqüência jurídica da função social dos contratos é a ineficácia de relações que acaba por ofender interesses sociais, a dignidade da pessoa.