Os sintomas mais comuns do pneumotórax incluem:
Quando existe atelectasia de todo o pulmão observa-se a opacidade de todo o hemitórax, acompanhando-se de desvio do mediastino para o lado afectado, e elevação da hemicúpula diafragmática. Nota-se também hiperinsuflação do pulmão contralateral, com aumento do espaço retro-esternal no RX de perfil.
O pneumotórax é uma urgência médica relativamente comum, que é causada pela entrada de ar dentro da pleura, a membrana que recobre os pulmões. O pneumotórax pode ocorrer espontaneamente em pessoas saudáveis, mas ele é mais comum após traumas torácicos, em fumantes ou em pessoas com doenças pulmonares.
Se a fratura for fechada, deve-se imobilizar o local. Se for fratura aberta, apenas proteger o local com gazes estéreis. Tanto no caso de fratura fechada, como Page 25 24 aberta, não tentar realinhar o membro fraturado, pois nesse momento pode causar complicações ao estado da vítima (SANTOS, 2008).
A fratura fechada é aquela em que o osso está quebrado, porém a pele não foi afetada, não sendo permitido então observar o osso.
Principais sintomas de fratura