Os núcleos são hipercromáticos e variam em tamanho. Há nucléolos múltiplos, proeminentes e irregulares. O citoplasma freqüentemente é vacuolizado. Nas células isoladas pode-se observar a excentricidade nuclear (a membrana nuclear encosta na membrana citoplasmática).
Tipo de degenerescência do núcleo das células, que fica cheio de pigmentos corados.
Cariomegalia (Figura 67) - é o crescimento do núcleo acima do usual. Deve-se a uma maior quantidade de DNA e pela presença de cromatinas gigantes e anômalas. Hipercromasia (Figuras 58, 64, 70, e 72) - maior afinidade tintorial do núcleo. Os núcleos se coram mais intensamente.
As lesões pré-malignas do colo do útero identificadas pelo Papanicolau são atualmente descritas como LSIL (Lesão Intraepitelial escamosa de baixo grau) ou HSIL (Lesão Intraepitelial escamosa de alto grau).
A cariomegalia pode ser sinais de infecção por HPV ou mesmo herpes vírus. No entanto, somente essa achado não significa que você tem essas infecções. Outros achados são necessários. A sua colposcopia com JEC não visível é insatisfatória para uma avaliação adequada.
Alterações celulares benignas reativas ou reparativas: Inflamação. Lesão intra-epitelial de baixo grau (compreendendo efeito citopático pelo HPV e neoplasia intra-epitelial cervical grau I).
Diante de um preventivo alterado, o ginecologista irá avaliar a necessidade do encaminhamento para o exame de colposcopia. Muitos acham que o preventivo serve para “ver” se há corrimento. Isto não é verdade, é um grande engano. O preventivo serve para rastrear as lesões causadas pelo HPV.