Como vimos, o cimento “é feito de calcário e argila”, mas “depois de misturadas eles vão para um moinho juntamente com outros aditivos”: a areia e o minério de ferro, principalmente. De modo geral, o calcário, a argila, a areia e o minério de ferro são moídos e geram o que os fabricantes chamam de “farinha” ou “cru”.
Estas são as 3 melhores marcas de cimento do Brasil
O cimento CP II também conhecido como cimento Portland composto pela combinação de outro material, além do clínquer (principal matéria prima do cimento, formada basicamente por calcário e argila) e do gesso na sua fórmula. Vendido em três versões, esse é o cimento mais encontrado no mercado brasileiro.
Quando é necessário um cimento com baixa permeabilidade o cimento ideal é o CP IV, que possui uma adição de material pozolânico maior que o CP II – Z. Ele tem como característica maior durabilidade, podendo ser utilizado nas fundações de obras de pequeno porte, devido a baixa permeabilidade.
Diferentemente do CP II, o cimento CP III é um tipo de cimento que contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição, e o resultado disto é que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além, é claro, de baixo calor de hidratação.
24 horas
8 ) É importante aguardar o tempo correto da secagem da argamassa. São necessárias 72 horas após o assentamento para a realização do rejuntamento, dando sempre preferência aos rejuntes impermeáveis e flexíveis, para se evitar fissuras, rachaduras e penetração tanto de água como de umidade.
Após a aplicação, o ambiente deve ficar livre de tráfego e contato com água por 24 horas, sendo recomendado tempo de espera de 48 a 72 horas para iniciar a limpeza do substrato. A cura total da massa leva em torno de sete dias, principalmente em áreas externas e piscinas.