crossorigin="anonymous">
A hematose é um fenômeno da respiração pulmonar que ocorre no interior dos alvéolos pulmonares e consiste na troca do sangue venoso (rico em gás carbônico) em sangue arterial (rico em oxigênio).
Quando a pressão interna na caixa torácica diminuie se torna menor que a pressão do ar atmosférico, o arpenetra nos pulmões. III. Durante a expiração, o volume torácico aumenta, ea pressão interna se torna menor que a pressão do aratmosférico.
A inspiração é um fenômeno ativo de expansão da caixa torácica, decorrente fundamentalmente da contração dos músculos inspiratórios, que constituem uma verdadeira bomba respiratória. Músculos expiratórios: a expiração normal é feita de forma passiva pelo relaxamento dos músculos diafragma e intercostais externos.
II. Quando a pressão interna na caixa torácica diminui e torna-se menor que a pressão do ar atmosférico, o ar penetra nos pulmões. III. Durante a expiração, o volume torácico aumenta, e a pressão interna torna-se menor que a pressão do ar atmosférico.
Durante a inspiração, devido a uma pressão intra-alveolar de aproximadamente 3 mmHg. mais negativa do que a atmosférica, uma certa quantidade de ar atmosférico é inalado pelo aparelho respiratório; durante a expiração, devido a uma pressão intra-alveolar de aproximadamente 3 mmHg.
A capacidade de difusão pulmonar é a avaliação da habilidade dos pulmões para a transferência de gases. A difusão de gases no pulmão é medida através de uma mistura contendo uma pequena concentração de monóxido de carbono. O exame é semelhante à espirometria.
No sistema respiratório atuam três tipos de pressão: a alveolar, a intrapleural e a transpulmonar. b) Na inspiração ocorre a maior pressão dos avéolos em relação à pressão externa; isso faz com que o ar seja expulso.
Pressão transpulmonar: É a diferença entre as duas pressões acima, ou seja, é a diferença de pressão entre o interior dos alvéolos e a superfície do pulmão. Portanto, quanto maior a pressão transpulmonar maior a quantidade de ar que entra nos pulmões.
PRESSÃO INTRAPLEURAL PRESSÃO TRANSPLEURAL = P alveolar – P pleural SEM diferença de pressão não tem fluxo entre a atmosfera e o alvéolo. P alvéolo (+) > P atm (-) = Expiração P alvéolo (-) < P atm (+) = Inspiração Com a pressão – nos alvéolos o volume pulmonar AUMENTA, pois entra ar.