Azia ou pirose - sensação de queimação ou acidez ascendente do estômago para a cavidade oral. Regurgitação - retorno do conteúdo líquido, por vezes acompanhado de restos alimentares, ou gasoso para o esôfago podendo ou não atingir a cavidade oral.
A regurgitação é involuntária, o alimento apenas volta do estômago e sai pela boca do bebê sem que ele perceba ou tenha algum tipo de influência nisso. Já o vômito é o oposto, pois é o organismo da criança que está provocando a saída do alimento, então não é involuntário.
A regurgitação é frequentemente provocada pelo ácido proveniente do estômago (refluxo de ácido). A regurgitação também pode ser originada por um estreitamento (estenose) ou por uma obstrução do esófago. A obstrução pode ser consequência de várias causas, como um cancro do esófago.
Sabemos que muitas doenças infantis podem provocar vômitos, e ver seu bebê vomitar pode ser alarmante....Como saber se meu bebê está vomitando ou regurgitando?
Geralmente, o vômito de bebê é provocado pelo consumo de alimentos estragados ou contaminados, por uma virose leve ou simplesmente por uma movimentação mais brusca./span>
O vômito pode ser prejudicial porque pode causar desidratação rápida da criança. Os sinais de desidratação incluem irritabilidade, perda de peso, boca seca, urinar com menos frequência e sonolência. Os sintomas de desidratação grave incluem pele seca ou enrugada, olhos encovados e pulso acelerado ou enfraquecido./span>
Normalmente o vômito é inofensivo, mas pode ser um sinal de uma doença mais grave. Alguns exemplos de doenças graves que podem resultar em náusea ou vômito incluem infarto agudo do miocárdio, contusões, meningite, obstrução intestinal, apendicite e tumores cerebrais.
Pelo que foi descrito, um líquido transparente e esbranquiçado pode ser produto das secreções produzidas pelas células do estômago (suco gástrico) e que são eliminadas dentro do próprio órgão,que ajudam na digestão dos alimentos. Um pediatra precisa investigar o que causou esse vômito, se o mesmo ainda persistir.
Alimentos com alto teor de gordura pioram o caso. Neste processo, o corpo envia sinais até o centro nervoso, na medula, indicando que o organismo precisa expelir o que não foi bem digerido. Imediatamente, o estômago recebe um comando de contração abdominal, causando o vômito./span>
Sucos, chás, frutas e grãos integrais (como aveia) são ótimas opções após vomitar! Vomitar pode ser bem desagradável e gerar mal-estar./span>
Cinco alimentos que ajudam a controlar o enjoo
Coloque no prato
4 remédios caseiros para dor de estômago
Na maioria das vezes, esta dor não é preocupante, e pode indicar alguma alteração no estômago, esôfago ou início do intestino, como refluxo, gastrite ou má digestão, por exemplo, e costuma estar associada a outros sintomas, como azia, enjoo, vômito, gases, distensão abdominal ou diarreia, por exemplo.
Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto da gastrite são:
Maior parte das gastrites resultam de uma infecção causada pela Helicobacter pylori, que é uma bactéria que resiste à acidez do estômago. Nestes casos, o médico pode recomendar uma combinação de antibióticos como a claritromicina associada à amoxicilina ou ao metronidazol, durante 7 a 14 dias./span>
Quem tem dor no estômago ou gastrite ulcera pode comer ovo cozido? É preciso avaliar a tolerância individual, observando que a clara de ovo, rica em enxofre, ao passar pelo calor do cozimento pode causar gases, o que poderá ser desconfortável.
Em caso de gastrite você deve evitar alimentos considerados gordurosos e irritativos da mucosa gástrica. Portanto o consumo do leite desnatado não haveria problema. Quanto a utilizar leite de vegetais seria sim, uma boa opção em substituição ao leite, não que fosse de suma importância, E sim para variar a alimentação.
Quem tem gastrite não deve tomar leite O leite, por sua vez, também não é um bom aliado para quem sofre deste problema. "A proteína presente no leite aumenta a produção de ácido gástrico no estômago, piorando a sensação de queimação para quem possui gastrite", alerta a profissional.
Quem sofre com o problema e quer proteger o estômago da irritação pode optar pela versão com leite. Associado ao café, o leite protege o estômago quando a pessoa já tem gastrite ou pode preveni-la nos casos em que é alto o consumo de café ao longo do dia./span>
Quem tem gastrite pode tomar café com leite? O café pode irritar a mucosa intestinal e o leite também, por ter um potencial inflamatório. Por isso é importante avaliar individualmente. Algumas pessoas mesmo com baixo consumo (consumo crônico) podem ter problemas e piorar os sintomas e a gastrite.