As alterações da sensopercepção mais comuns são ilusões (percepções distorcidas de um estímulo real), que em geral são auditivas ou visuais, e alucinações (percepção sem a presença de um estímulo real). As alucinações podem ser auditivas, visuais, táteis, olfativas, cenestésicas, entre outras.
AVALIAÇÃO- A sensopercepção é avaliada durante a interação do enfermeiro com o paciente, onde o profissional trabalho com o relato direto e com a observação de comportamentos e falas sugestivos de uma alteração, buscando aproximar-se o quanto possível para descrever com detalhes a problemática em questão.
A sensopercepção é a capacidade de captação e codificação de estímulos sensoriais. As distorções na sensopercepção podem ser ilusões ou alucinações. As alucinações são a criação de estímulos inexistentes, e é a que mais interessa numa entrevista clínica. ...
Quais são os cuidados necessários em casos de emergência de pacientes psiquiátricos?
Entenda o que é o surto psicótico
O tratamento inicial para um paciente agudamente psicótico na emergência envolve uma completa avaliação inicial e o uso de medicamentos antipsicóticos. Devem-se observar os efeitos colaterais desses medicamentos, pois, por vezes, é necessária intervenção farmacológica para revertê-los.