A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos.
1826
Sim, a fotografia representa a arte, pois tudo aquilo que representa o belo representa a arte. O ser humano produz arte pela necessidade se se expressar e transmitir cultura. A arte pode se expressar de várias formas como: dança, música, obras e pinturas.
A câmera fotográfica possibilitou que os artistas usassem a câmera escura para auxiliar o desenho e o enquadramento em suas pinturas. ... A capacidade de registrar o mundo com fidelidade maior que a pintura e o desenho fez a fotografia adentrar rapidamente o campo da arte.
Resposta. A fotografia veio redefinir várias artes, como a da pintura e a se redesenhar como arte. Por que a máquina fotográfica registra o olhar do fotógrafo, mas com todas as idiossincrasias do processo de geração de imagens (por exemplo, vinhetagem, sensibilidade a cores alterada, intervalo dinâmico menor, etc.).
Argan considerou insustentáveis as hipóteses de que “[...] a fotografia reproduz a realidade como ela é e a pintura a reproduz como se a vê”, e de que “[...] a objetiva é um olho imparcial, e o olho humano é influenciado pelos sentimentos ou gostos da pessoa”.
A Invenção Fotográfica e a Revolução das Artes no século XIX. Nos anos 1850 e 1860 a fotografia desempenhou papel significativo na construção do que hoje se designa por Arte Moderna. ... Fabris explica que havia, em meados do século XIX, um desejo de se fazer o “inventário do mundo”.
A fotografia era mais rápida, mais realista e permitia a multiplicação de uma única imagem, contudo, não fez com que a pintura perdesse o seu estatuto. ... As técnicas pictóricas passaram a ser mais fluidas, livres e espontâneas uma vez que as reproduções mais fidedignas podiam ser obtidas com a fotografia.
Durante o século XIX, a fotografia começa a fazer parte do dia a dia, mas apenas os fotógrafos profissionais, que trabalhavam em estúdios, conseguiam comprar um aparelho.