TÉCNICA DE QUANTIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS PELO MÉTODO DE KJELDAHL PRINCÍPIO. ... A base do processo de Kjeldahl é o deslocamento do nitrogênio presente na amostra, transformando-se em sal amoniacal (sulfato de amônio, por meio de H2SO4).
O termo do “nitrogênio de Kjeldahl total” (NKT) refere-se à combinação da amônia e do nitrogênio orgânico. A determinação de NKT é um método de referência para a determinação do nitrogênio.
O método se baseia na reação do reativo do biureto, que é constituído de uma mistura de cobre e hidróxido de sódio com um complexante que estabiliza o cobre em solução, sendo o tartarato de sódio o recomendado por Gornall e cols. ... O produto de reação apresenta duas bandas de absorção, uma em 270 nm e outra em 540 nm.
1 – REAÇÃO COM BIURETO Fundamento teórico: O Biureto é um reagente analítico, composto de Hidróxido de Sódio (NaOH 2,5N) e sulfato de cobre 1% (CuSO4). A reação do Biureto é detectar a presença de ligações peptídicas, dando positiva para proteínas e peptídeos com três ou mais resíduos de aminoácidos.
As proteínas podem ter 4 tipos de estruturas dependendo do tipo de aminoácidos, do tamanho da cadeia e da configuração espacial da cadeia polipeptídica: estrutura primária, secundária, terciária e quaternária. As proteínas não são moléculas completamente rígidas.
As proteínas apresentam diferentes configurações tridimensionais, podendo apresentar estrutura primária, secundária, terciária e quaternária. No que diz respeito à composição, elas podem ser simples, conjugadas ou derivadas.
Os dois tipos principais de estrutura secundária são a hélice alfa e a folha beta.
Os fatores que alteram a estrutura de uma proteína podem ser diversificados, incluindo alteração na temperatura e no pH do meio, ação de solventes orgânicos, agentes oxidantes e redutores e até mesmo agitação intensa.
Desnaturação é um processo que se dá em moléculas biológicas, principalmente nas proteínas, expostas a condições diferentes àquelas em que foram produzidas, como variações de temperatura, mudanças de pH, força iônica, entre outras.
Folha-beta é um padrão estrutural encontrado em várias proteínas, nas quais regiões vizinhas da cadeia polipeptídica associam-se por meio de ligações de hidrogênio resultando em uma estrutura achatada e rígida. ... As estruturas em folha beta podem apresentar dois tipos de orientação: paralelas e anti-paralelas.
Os aminoácidos servem como subunidades na síntese de proteínas, que por sua vez se caracterizam como polímeros longos e lineares de aminoácidos unidos cabeça a cauda por ligações peptídicas entre o grupo amina de um com o grupo carboxílico de outro. ...
A função dessas macromoléculas no corpo pode ser dividida em funções estruturais e dinâmicas. ... São as proteínas que fornecem a estrutura dessas unidades fundamentais, as células, formando os componentes do esqueleto celular. Também, formam as estruturas de sustentação, como o colágeno e a elastina, por exemplo.