Máquinas térmicas são dispositivos que transformam a energia interna de um combustível em energia mecânica. Máquinas térmicas convertem calor em trabalho. Elas funcionam em ciclos e utilizam duas fontes de temperaturas diferentes – uma fonte quente e uma fonte fria.
Resposta:
Máquinas térmicas são dispositivos capazes de transformar energia térmica em trabalho mecânico.
Quais são os impactos sociais e econômicos causados por máquinas térmicas? ... O desenvolvimento das máquinas térmicas levou ao desenvolvimento da Termodinâmica com o estabelecimento da Segunda Lei da Termodinâmica. O desenvolvimento da Termodinâmica causou importantes avanços na tecnologia de produção e de transporte.
Os impactos causados à sociedade compreendem o surgimento da necessidade de maior preparo do homem paraque possa utilizá-la,mas também provocou elevado desemprego porque as máquinas promovem maior produção em menor tempo, isto é, maior rendimento do que o trabalho de manufatura.
Sem dúvida, o maior ponto negativo é a queima de derivados de petróleo (recursos não renováveis), que resulta na poluição do ar. Tanto o carvão mineral, como o bagaço de cana produz gás carbônico, fuligem e contribui para a geração do efeito estufa.
A importância da maquina térmica vem com o inicio da industrialização dos países, pois com o começo dessas de utilização dessas maquinas pode-se ter uma uma produção de maior escala e também uma maior desconto no valor da produção unitária do produto.
Essas máquinas térmicas usam como fonte de energia o calor obtido pela queima de combustíveis fósseis como gasolina, óleo diesel, álcool ou querosene de aviação.
A primeira máquina térmica de que se tem registros é a máquina de Heron. ... O primeiro projeto bem-sucedido de máquina térmica foi o do inglês, engenheiro militar, Capitão Thomas Savery desenvolvido em 1698, servindo como uma bomba d'água.
A primeira verdadeira máquina térmica é legada ao físico francês Denis Papin que utilizou vapor para impulsionar um mecanismo com êmbolo e cilindro. ... Em 1698, mais de mil anos após a máquina de Heron, surgiu a primeira máquina a vapor de interesse industrial, elaborada por Thomas Savery, um engenheiro militar inglês.
As primeiras indústrias no Brasil surgiram após a Revolução de 1930, que resultou na ascensão de Getúlio Vargas ao poder, sendo que ele decidiu investir na infraestrutura, modernização e industrialização do país.
A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.