Estratégia no jogo de xadrez é um planejamento de longo prazo que visa criar uma ou mais das seguintes vantagens numa partida:
Dicas dos jogadores Xadrez Existem apenas duas aberturas: P4R e P4D. Todas as outras devem obrigatoriamente cair em posições de P4R ou P4D. Assim, você só precisa focar nessas duas aberturas. Qualquer outra abertura, diferente de P4R ou P4D, que não se transforme em uma variação de P4R ou P4D, está fadada ao fracasso.
Dicas
O roque apresenta duas variantes: o roque grande e o roque pequeno. No roque pequeno, o Rei movimenta-se duas casas em direção à Torre do Rei, ou seja, ele vai de e1 para g1, enquanto a Torre vai para f1. No roque grande, o Rei move-se em direção à Torre da Dama, de e1 para c1, e a Torre, consequentemente, vai para d1.
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O rei move-se duas casas para esquerda ou direita, e a torre move-se sobre o rei! Tudo em um único movimento! Para fazer o roque, simplesmente mova o rei duas casas para esquerda ou direita. A torre saltará sobre o rei em direção ao lado oposto automaticamente!
Roque é o único lance que envolve o movimento de duas peças ao mesmo tempo: rei e torre. O roque tem como objetivo colocar o rei em maior segurança e uma das torres em posição mais ativa. Há dois tipos de roque: Roque pequeno (antes).
A Dama é a peça mais poderosa, pois pode movimentar-se quantas casas quiser ou puder, na diagonal, vertical ou horizontal, porém, apenas em um sentido em cada jogada, a dama (ou rainha) anda com os movimentos de todas as outras peças (exceto o cavalo), andando quantas casas quiser.
Você imagina o motivo delas terem recebido esses nomes? quero saber qual foi o motivo das peças de xadrez terem recibido esses nomes /rainha/rei/bispo (etc)
Teóricos do enxadrismo desenvolveram várias estratégias para se atingir este objetivo, embora não seja um fato muito comum em jogos oficiais, pois os jogadores em grande desvantagem ou percepção de iminência da derrota têm a opção de abandonar (desistir) a partida, antes de receberem o mate.
Índia
Na origem do xadrez, tinha-se oito peças: o rei, o barco (torre),o elefante (cavalo), o vizir (bispo) e quatro soldados.
Cada jogador de xadrez usa 16 peças para jogar: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 rainha, 1 rei e 8 peões. Cada peça possui uma posição inicial no tabuleiro.
Valor padrão
Conforme mencionado, cada peça tem um valor diferente e não é surpresa que os valores das peças estão diretamente ligados à força delas. Um peão vale um ponto, um cavalo ou bispo vale três pontos, uma torre vale cinco pontos e uma dama vale nove pontos. O rei é a única peça que não tem valor estimado em pontos.
A Dama ou Rainha é uma peça maior do jogo de xadrez, representada nos países lusófonos pela letra D nas notações algébricas. É a peça de maior valor relativo do jogo, usualmente valorada entre nove e dez pontos. Assim como a Torre, é capaz de, com o auxílio do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário.
Quando um rei estiver sob ataque e ameaçado de ser capturado por uma peça do seu adversário, o rei está “em cheque”. O rei deve sair do cheque imediatamente. Existem três modos possíveis de se sair do cheque.