Os paradigmas conservadores da educação (BEHRENS, 2013) apresentam abordagens que visam à reprodução do conhecimento. Caracteriza-se em três abordagens principais: tradicional, escolanovista e tecnicista. ... A abordagem escolanovista tem o aluno como figura central no processo de aprendizagem.
As teorias de aprendizagem pode contribuir na atuação do pedagogo, visto as teorias de aprendizagens fornecem direcionamento a serem seguidos por parte dos docentes. ... Por meio do uso de de teorias de aprendizagem o professor poderá: tornar o ensino mais prazeroso; facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
5 desafios no uso da tecnologia em sala de aula
Por meio do uso das TICs os professores podem aproximar os conteúdos estudados com a vida cotidiana do aluno, tornando a escola um ambiente mais interessante com vários tipos de fontes de informação e comunicação na produção e no aprendizado dos alunos, fazendo com que os discentes aprendam de maneira prazerosa, de ...
As TICS podem ser utilizadas pelos professores para melhorarem a prática educativa. Assim, podem possibilitar aos alunos, nativos digitais, práticas que os levem a pensar, refletir, construir e divulgar o conhecimento.
em que a tecnologia serve como mediador do processo ensino-aprendizagem. Através das (TICs), se faz necessária uma constante atualização, para o domínio de novas habilidades e entendimentos, que possam ser alcançados e disseminados, despertando a sociedade ao interesse e a mobilização sobre as novas tecnologias.
As TICs são utilizadas em diversas maneiras e em vários ramos de atividades, podendo se destacar nas indústrias no processo de automação, no comércio em gerenciamentos e publicidades, no setor de investimentos com informações simultâneas e comunicação imediata, e na educação no processo de ensino aprendizagem e ...
Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. ... Novas formas de integração das TICs são criadas. Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional.
Assim, no momento actual, parece- nos que os dez princípios básicos mais representativos de boas práticas com TIC são os seguintes: as boas práticas fomentam a resolução de problemas; comunicam altas expectativas; desenvolvem Soft Skills; respeitam a diversidade de talentos e maneiras de aprender; promovem a satisfação ...
As novas Tecnologias de Informação e Comunicação TICS, surgiram na metade da década de 1970 no contexto da Terceira Revolução Industrial e Revolução Informacional. ... Significativamente se tornou a junção da pesquisa do conhecimento e a produção industrial.
Os resultados mostram a relevância dos recursos pedagógicos, em especial as TICs, como um diferencial no ensino, pois otimizam o tempo das atividades em sala de aula, favorecendo assim a troca de experiências, ampliando a conexão entre educador e educando em relação ao conhecimento.
· Exercer o pensamento analítico, critico, e criativo. Com o uso das tecnologias através dos jogos educativos, o papel do professor altera-se, ele passa ser um facilitador para os alunos. Integrar tecnologia na sala de aula, oportuniza o aumento de interesse dos alunos além de ensinar habilidades valiosas.
Como inserir a tecnologia na educação infantil?
7 ideias para usar a tecnologia na Educação Infantil
Tecnologia e Educação A tecnologia é uma forma de aprimorar a qualidade da educação, pois proporciona novos caminhos para o ensino e aprendizagem, além de novas metodologias. Com o objetivo de formar educadores e ajudar a descobrir estratégias inovadoras para o aperfeiçoamento do processo educacional.
A tecnologia é uma grande aliada da educação. Além de permitir que os estudantes estejam em contato com novas ferramentas cada vez mais requisitadas na rotina pessoal e no mundo profissional, ela oferece recursos para um processo de ensino-aprendizagem mais flexível e dinâmico.
Ao inserir a tecnologia na Educação Infantil, é possível identificar diversas vantagens para os pequenos, como:
Crianças que usam muitos aparelhos tecnológicos em vez de se divertir com brinquedos podem perder habilidades motoras e capacidade de aprender. A especialista diz que excesso de tecnologia pode atrapalhar o desenvolvimento psicomotor da criança. ...
Além destes, outros problemas também são apontados: Torcicolo causada por horas excessivas digitando mensagens de texto no smartphone; Inchaço, dor e dormência nos dedos causados por digitação repetitiva; Dores nos ombros e nas costas por utilização excessiva de tablets.
Estudos mostram que o uso excessivo das tecnologias pode antecipar o surgimento de “doenças mais comuns em adultos”. Crianças e adolescentes são acometidos por enfermidades como ansiedade, depressão, lesões por esforço repetitivo, síndrome do olho seco, dores na coluna… esses são só alguns exemplos.