EQST

Qual O Princpio De Funcionamento De Um Relgio Comparador?

Qual o princpio de funcionamento de um relgio comparador? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual o princípio de funcionamento de um relógio comparador?

O funcionamento de um relógio comparador está baseado numa haste de comando em cuja extremidade é rosqueada uma ponta de medição. Um pequeno movimento dessa haste é transmitido para um pinhão e daí através de um conjunto de engrenagens para um ponteiro o qual indica no mostrador.

O que é relógio comparador Metrologia?

O Relógio comparador realiza a medição indireta de peças, comparando-as com um padrão pré-estabelecido. Ele é composto por um relógio analógico, uma haste e uma ponta de contato retrátil. Então, seu ponteiro é fixado no zero e o padrão é substituído pela peça que se deseja medir. ...

Quais os dois sistemas utilizados na construção dos relógios comparadores?

Os sistemas usados nos mecanismos de amplificação são por engrenagem, por alavanca e mista. Os instrumentos mais comuns para medição por comparação possuem sistema de amplificação por engrenagens. As diferenças de grandeza que acionam o ponto de contato são amplificadas mecanicamente.

O que é um relógio apalpador?

O relógio apalpador é um instrumento de medição comparativa utilizado principalmente no controle de excentricidade, forma geométrica de superfícies, alinhamento e centragem de peças e ainda controle dimensional de peças.

Quais os tipos de relógios apalpadores?

Existem dois tipos de relógios apalpadores. Um deles possui reversão automática do movimento da ponta de medição; outro tem alavanca inversora, a qual: Seleciona a direção do movimento de medição, ascendente ou descendente.

Como usar o relógio apalpador?

Relógio Apalpador Esta ferramenta deve ser utilizada preferencialmente na horizontal, paralela ao mensurando, pois o erro na variação linear é pequeno e aceitável para pequenos ângulos. O erro passa a ser mais considerável quando ultrapassa-se a inclinação de 10°.