bonobo
Chimpanzés possuem, sim, a capacidade de se expressar e de trocar informações uns com os outros. No entanto, a presença da linguagem de forma mais estruturada e elaborada é exclusividade humana — e grande parte do processo se deve à genética.
A principal distinção entre chimpanzés e humanos pode estar na expressão de genes em proteínas, sobretudo no cérebro. Embora as duas espécies de primatas compartilhem cerca de 99% do código genético, o modo como a informação codificada no DNA é convertida em diferentes proteínas pode ser a maior diferença entre elas.
Os macacos evolutivamente mais aparentados com os seres humanos, reunidos na família Hominidae, são os chimpanzés, os gorilas e os orangotangos.
3 - O ancestral comum entre os seres humanos, o chimpanzé, o gorila e o orangotango seria o Ramapithecus.
Resposta. Resposta: o possível ancestral comum entre os seres humanos foi o chimpanzé Bonobos, chimpanzés e seres humanos compartilharam um único ancestral comum cerca de 6 milhões de anos atrás.
b) O ancestral mais próximo dos seres humanos surgiu há mais ou menos 200 mil anos. ... Dessa forma, os gorilas são mais próximos evolutivamente dos seres humanos do que os bonobos.
Teoria sugere que ancestrais do homem surgiram na Ásia, e não na África. Os ancestrais dos seres humanos e outros primatas como símios e macacos podem ter surgido na Ásia, e não na África, relata um novo estudo na revista “Nature”.