O povo ioruba é um dos maiores grupos étnicos da Nigéria, um país africano, somando mais de 20 milhões de indivíduos no início do século XXI. ... Muitas pessoas desse povo foram trazidas para a América como escravos. No Brasil, esse povo foi chamado de nagô e introduziu o candomblé (uma religião afro-brasileira).
A cultura iorubá prevê a educação da criança pela família toda. Na sociedade tradicional, a criança é colocada com um mestre de qualquer ofício especificado pelos deuses para ele ou ela. Ou ele pode ser levado para a profissão do pai, no caso de um menino, ou da mãe, no caso de uma menina.
Os iorubas cultuam os orixás. ... Os iorubas também marcaram sua influência na culinária brasileira, com o acarajé, por exemplo, na música, com os atabaques, e na língua, com palavras como "axé" e "olodum".
As atividades realizadas pelos reis eram ligados aos cultos religiosos, tendo papel de chefe-supremo do âmbito religioso. Além disso, tinham um poder supremo na sociedade africana.
Resposta. Resposta:Entre os séculos XVI e XIX, milhares de africanos foram feitos prisioneiros em suas terras natais e levados para servir como mão de obra escrava em diversas regiões do mundo, principalmente nas Américas.
Os povos africanos se apoiam integralmente no poder da oralidade, a qual, no caso das tradições iorubás, se mantém ao longo dos séculos no interior dos Poemas Sagrados de Ifá, de onde este povo extrai a base fundamental para preservar seu legado, mesmo distante do lar, nas Américas, especialmente no Brasil e em Cuba.
As crenças dos povos iorubás estavam fundamentadas em um modelo animista da religiosidade, dotando de espírito - e intencionalidade - uma série de forças da natureza diversas.
Verificado por especialistas Antes da escravização os povos iorubás eram semi-nômades (estabeleciam algumas cidades, mas que abrigavam uma parcela pequena da sua população) e tinham práticas econômicas condizentes: praticavam o extrativismo vegetal e animal e o comércio em modelo de escambo com os povos nativos.
Como o modelo de cidade iorubá foi organizada em quarteirões residenciais, geralmente tendo como base o clã, cada quarteirão, então, tem seu chefe/obá. ... O Conselho Composto, então, tem, em seu conjunto, o representante dos chefes dos quarteirões, que é a unidade básica política da cidade e do estado da Nigéria.
Resposta: Os indivíduos iorubas que chegaram no Brasil para serem escravizados foram os africanos vindos da Nigéria. Adicional: Eles faziam esculturas em madeira, tranças, tatuagens, tecelagem entre outros.
Os iorubas, iorubanos ou iorubás são um povo do sudoeste da Nigéria, no Benim (antiga República do Daomé) e no Togo. Historicamente, habitavam o reino de Ketu (atual Benim) e o Império de Oyo, na África Ocidental.
Porto de Salvador
Resposta. Resposta: Pele de leopardo, pimenta, marfim, metal e nóz-de-cola.
Os iorubas residiam na África ocidental. Essa civilização era muito rica e vivia do comércio. Os comerciantes circulavam tanto pela terra como pelos rios. Eles navegavam em canoas que sempre estavam carregadas de produtos que eram coletados nas florestas como, pele de leopardo, pimenta, marfim, noz de cola.
Resposta. Resposta: Pele de leopardo, pimenta, marfim, noz de cola. Também comercializam couro, metal e outros produtos artesanais.
Orixás mais cultuados no Brasil