crossorigin="anonymous">
Conceito de projeto Um projeto é um empreendimento único, com início e fim determinados. Ele demanda recursos, é conduzido por pessoas e visa a atingir objetivos predefinidos. ... O exemplo também evidencia a importância do processo de comunicação entre as partes interessadas para o sucesso do projeto.
O primeiro passo para se sair bem na elaboração de um projeto é cumprir todas as etapas que envolvem a iniciativa. Por exemplo: nome, tipo, justificativa, objetivo, descrição, premissas, restrições e conclusões. Dessas etapas, chamo a atenção para algumas.
Um projeto, em sua melhor definição, é "um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo", segundo o PMBOK (Guia de gerenciamento de projetos). Basicamente, um projeto é um planejamento detalhado com execução de acordo com o previsto para se alcançar um objetivo.
As principais características dos projetos são a temporariedade, a individualidade do produto ou serviço a ser desenvolvido pelo projeto, a complexidade e a incerteza.
De acordo com o método de Tybel, a delimitação do tema é dividida em quatro partes: definir o tema, definir o problema, definir os limites da pesquisa e montar a delimitação do tema. A seguir, iremos detalhar cada uma dessas etapas da delimitação do assunto da monografia.
O projeto gera entregas exclusivas que podem ser serviços ou produtos ou resultados específicos. A Reforma de uma casa, por exemplo, é um projeto, pois tem uma data prevista para iniciar, uma para terminar, além de gerar entregas exclusivas, como a pintura dos cômodos, reforma da parte hidráulica, etc...
O conceito de projeto de Arquitetura passava por um conjunto de elementos e variáveis que agregassem forma e função de maneira integrada, fossem dadas pelas características pontuais de cada arquiteto.
De modo geral, o partido — também conhecido como estratégia ou conceito — compreende a discussão de aspectos que irão nortear a implantação e distribuição de um programa, estrutura e relações de espaço de um projeto arquitetônico (BISELLI, 2011).
Quais as mudanças ou resultados concretos o projeto pretende alcançar? Os objetivos específicos correspondem aos resultados concretos que o projeto pretende alcançar e contribuem para o alcance do objetivo geral. Normalmente, são frases completas, porém curtas.
Aprendendo Como Elaborar um Projeto Corretamente
Como montar um projeto – passo a passo
1. Identificando as informações mais relevantes
O termo de referência ou o projeto básico é o documento, elaborado a partir dos estudos técnicos preliminares, deve conter os elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar o objeto da licitação (1).
Como criar um projeto social
O projeto, básico ou executivo, é a base para a realização de um processo de licitação, pois permite aos interessados verificar o que a Administração pretende contratar. Por sua vez, o termo de referência desempenha um papel semelhante ao projeto mas em pregões.
A legislação estabelece que o responsável pela elaboração do Termo de Referência é a área requisitante (Decreto nº 5.
O projeto executivo pode ser elaborado antes de uma licitação ou em paralelo à execução de uma obra. No entanto, ele só executado depois da aprovação do projeto básico. Ele é um projeto mais detalhado do que o básico, contendo todas as informações que realmente serão usadas na execução da construção.
O QUE DEVE CONTER NO TERMO DE REFERÊNCIA OU NO PROJETO BÁSICO? 1) Indicação do objeto; 2) Especificação do objeto; 3) Justificativa (motivação) da contratação; 4) Requisitos necessários (objeto, fornecedor, etc; 5) Critérios de aceitabilidade da proposta (no caso de amostra, folder e catálogo);
o termo de referência/projeto básico deverá conter a descrição resumida da solução apresentada e os requisitos da contratação. Excluir os itens que não se aplicam. 5.
Todo Projeto Básico deve apresentar conteúdos suficientes e precisos representados em elementos técnicos de acordo com a natureza, porte e complexidade da obra de engenharia.
1. São os requisitos que a solução contratada deverá atender, incluindo os requisitos mínimos de qualidade, de modo a possibilitar a seleção da proposta mais vantajosa mediante competição (1).
A elaboração dos estudos técnicos preliminares é obrigatória para toda contratação, pois a elaboração do termo de referência (TR) ou projeto básico (PB) é obrigatória independentemente da forma de seleção do fornecedor se dar por licitação, por contratação direta ou por adesão à ata de registro de preços(4) e a ...
O Estudo Técnico Preliminar tem por objetivo identificar e analisar os cenários para o atendimento da demanda que consta no Documento de Oficialização da Demanda, bem como demonstrar a viabilidade técnica e econômica das soluções identificadas, fornecendo as informações necessárias para subsidiar o respectivo processo ...
O parcelamento da solução é a regra devendo a licitação ser realizada por item, sempre que o objeto for divisível, desde que se verifique não haver prejuízo para o conjunto da solução ou perda de economia de escala, visando propiciar a ampla participação de licitantes, que embora não disponham de capacidade para ...
Contratações correlatas são aquelas que guardam relação com o objeto principal, interligando-se a essa prestação do serviço, mas que não precisam, necessariamente, ser adquiridas para a completa prestação do objeto principal. A Instrução Normativa nº 3, de 11 de fevereiro de 2015, traz no inciso XII do art.
O Estudo Técnico aborda a necessidade/problemas a serem atendidas/superados, os benefícios que a contratação deve gerar, os motivos que justificam a contratação e os elementos que caracterizam o objeto da contratação.
O estudo preliminar corresponde à etapa inicial do planejamento de uma obra, neste momento faz-se necessário efetuar verificações detalhadas do empreendimento.
As informações necessárias em um anteprojeto podem variar, mas, de modo geral, são:
O Projeto Preliminar é o documento de referência na definição do projeto, na negociação com o cliente e na orientação da solução. ... Organizar e disponibilizar a documentação utilizada.